Resenha crítica do artigo “Language and citizenship education in postcolonial Mozambique” de Feliciano Chimbutane

N’kato wa diseengo “Language and citizenship education in postcolonial Mozambique” dya ce-Feliciano Chimbutane

Autores

  • Vasco Magona Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique

Palavras-chave:

Língua, Educação, Políticas de Línguas, Moçambique

Resumo

Publicado em 2018 no Journal of Social Science Education (JSSE), volume 17, número 4, o artigo “Language and citizenship education in postcolonial Mozambique” de autoria de Feliciano Chimbutane, coloca no centro do debate as questões de política da língua, explorando a interface da língua, educação e cidadania em Moçambique, com referência especial ao papel da educação e das ideologias da língua na formação do cidadão ideal no contexto pós-colonial. Com o estudo apresentado, o autor expõe as injustiças sociais associadas à língua. Portanto, este artigo constitui uma continuidade do texto “Education and citizenship in Mozambique: Colonial and postcolonial perspectives1” publicado no mesmo ano. Feliciano Chimbutane é Professor Associado em Sociolinguística Educacional no Departamento de Linguística e Literatura da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.

***

Cileembegwe pa caaka ca 2018 mu Journal of Social Science Education (JSSE), cibuuku ca 17di, nambaala ja 4ce, diseengo dya dikuvilangigwa “Language and citizenship education in postcolonial Mozambique” dya ce-Feliciano Chimbutane, diseengo-di dikuveeceta ya kwaambaga katumicisye ka yiveeceto, didi n’kulocesya yakuti kasevesele yiveeceto-yo m’masoomo ni yayikusacigwa kuteenda pa kutava wukave wa ndaamo sya m’Mazambiiki, cidi n’kulosya n’nope-n’nope malumbo ga wusoomesye wa yiveeceto ni nganisyo sya kutuunga mituundu ja vaandu vakusacigwa pa ndaavi ja jikukuya wumale wa ngoondo ja cikoloni. Mu n’diseengo-di, apuundi-va akusaka kuyipaaca yisawusyo yangalondeka ya yikuwoneka mu wutumicisye wa yiveeceto ya n’cilaambo ceetu. Naambo, diseengo-di didi wendelecesye wa diseengo diine dya dikuvilangigwa “Education and citizenship in Mozambique: Colonial and postcolonial perspectives” dya dyaleembegwe caaka cicooco. Ce-Feliciano Chimbutane adi mwaadimu jwa Sosiyodingwicitika ja Masoomo pa Eduardo Mondlane Univesiti, Opiisi wa Dingwicitika ni Ditelatula, ku-Maputo, m’Masambiiki.

Biografia do Autor

Vasco Magona, Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique

Docente, Secção de Línguas Bantu, Departamento de Línguas, Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Universidade Eduardo Mondlane; Estudante de Doutoramento em Ciências da Linguagem, Faculdade de Letras, Universidade do Porto.

Referências

Chimbutane, F. (2018). Language and citizenship education in postcolonial Mozambique. Journal of Social Science Education. Bielefeld (Germany), vol.17, nº4, p. 8–25. ISSN: 1618–5293.

Graff, G.; Birkenstain, C. (2010). They say I say: the moves that matter in academic writing. 2nd edition. New York/London: W. W. Norton & Company.

Libra, J. A. (2001). How to write a paper. Introduction to scientific work seminar, module 6. International study course environmental and resource management. Germany: Branndenburg Technical University Cottbus.

Martins, F.; Pinto, M. G. L. C. (2015). Procedimentos de pesquisa: alguns conselhos práticos para o estudo também psicolinguístico de realidades concretas. Letras de Hoje, Porto Alegre, 59 (1): 7-12.

Medina, L. R. (2014). Centres and peripheries in knowledge production. New York/Abingdon, Oxon: Routledge.

Stroud, C. (2018). Linguistic citizenship. In: Lim, L., Stroud, C., & Wee, L. (Eds.) The multilingual citizen: towards a politics of language for agency and change. Clevedon: Multilingual Matters, pp. 17-39.

Downloads

Publicado

01-10-2021

Como Citar

Magona, V. (2021). Resenha crítica do artigo “Language and citizenship education in postcolonial Mozambique” de Feliciano Chimbutane: N’kato wa diseengo “Language and citizenship education in postcolonial Mozambique” dya ce-Feliciano Chimbutane. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 1(2), 410–416. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/711

Edição

Seção

Seção II - Entrevistas, resenhas de livros