Carta aberta por ocasião do dia 21 de Fevereiro, o dia internacional da língua materna

Autores

  • Armindo Atelela Ngunga Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique

Palavras-chave:

Língua Materna, Línguas Bantu, Português, Moçambique

Resumo

Nesta  Carta Aberta, vamos reflectir sobre as nossas línguas, as nossas línguas maternas! Línguas maternas de nós os moçambicanos! Eu quero deitar água à fervura. Apelo que não nos autoflagelemos. Apelo que trabalhemos como moçambicanos para valorizarmos as nossas conquistas. O nosso país tem história, tal como todos os países, e todos nós temos o direito e o dever de sermos protagonistas da história deste país que é nossa história!

Biografia do Autor

Armindo Atelela Ngunga, Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique

Doutor em Linguística pela Universidade de Califórnia (USA) em 1997, professor catedrático em Linguística Africana, docente da Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique, na Faculdade de Letras e Ciências Sociais. Foi Diretor na mesma Faculdade, foi Diretor do Centro de Estudos Africanos, é autor de livros, capítulos, artigos e outras produções científicas. Orientou e ministrou aulas nos curso de graduação e pós-graduação em Moçambique, no Brasil, Na Suécia, nos Estados Unidos, em Portugal, no Zimbábue, e na Tanzânia. Foi Vice-Ministro da Educação de Moçambique, foi Secretário de Estado na Província de Cabo Delgado e atualmente é Presidente da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN). O Professor Armindo Ngunga é membro da Academia Africana de Línguas e foi durante doze anos Presidente da Associação Linguística das Universidade da SADC. Em reconhecimento da sua vasta produção cientifica, a Universidade Eduardo Mondlane distinguiu o Professor Armindo Ngunga com o Prêmio de Excelência em Investigação do 1º Grau em 2014.

Referências

NGUNGA, Armindo. Carta aberta por ocasião do dia 21 de fevereiro, o dia internacional da língua materna. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, São Francisco do Conde (BA), v.1, nº, p.356-358, jan./jun. 2021.

Downloads

Publicado

27-05-2021

Como Citar

Ngunga, A. A. (2021). Carta aberta por ocasião do dia 21 de Fevereiro, o dia internacional da língua materna. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 1(1), 356–358. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/686

Edição

Seção

Seção V - Provérbios, Tabus, Contos e Mitos