Resenha da obra “Genealogia familiar e aspectos da cultura Bantu, hábitos e costumes na tradição dos Ovimbundu, Benguela” de Graciano Catumbela

Autores

  • Bruno Eduardo dos Santos Cerqueira Universidade de Salamanca - Espanha

Palavras-chave:

Cultura; Bantu; Ovimbundu; Família; Hábitos.

Resumo

Esta resenha tem como intuito dar a conhecer uma obra que realça algumas características tradicionais sobre a família, hábitos e costumes no seio de uma comunidade, o povo ovimbundo. É um livro de fácil leitura e desperta o interesse a qualquer indivíduo que pretenda conhecer melhor esta cultura. O autor, originário da província de Benguela, Angola, pretende mostrar as tradições que este grupo étnico mantém ao logo dos tempos a par de outras culturas completamente diferentes, não se deixando intimidar ao ponto de provocar o seu desaparecimento. Embora a obra esteja escrita em língua portuguesa, o uso recorrente de termos em umbundo, idioma mais falada como língua nativa do país, é muito frequente. Este trabalho também tem como grande desígnio, demonstrar a importância dos usos e rituais que representam para este povo, uma vez que são primordiais para uma cultura bem consolidada. Destaca-se, ainda, a intensão de transmitir os valores culturais às gerações mais novas, para que estes entendam com entusiasmo as suas origens. O editor acrescenta ainda que uma árvore genealógica pode ajudar a compreender alguns dos problemas existentes no seio familiar e, por conseguinte, encontrar possíveis soluções. Por fim, este livro merece ser lido não só por tratar de uma identidade de um povo africano, como também para o conhecimento geral sobre África que por vezes fica esquecida.

Biografia do Autor

Bruno Eduardo dos Santos Cerqueira, Universidade de Salamanca - Espanha

É licenciado em Francês e Inglês pela Universidade Católica Portuguesa - 2006 e em Estudos Portugueses e Espanhóis pela Universidade da Beira Interior - 2010; Mestre em Ensino do Português e Espanhol pela Universidade da Beira Interior - 2012. Atualmente é doutorando em Estudos Portugueses e Brasileiros na Universidade de Salamanca, na Espanha.

Referências

CATUMBELA, Graciano (2020). Genealogia Familiar e aspectos da cultura bantu hábitos e costumes na tradição dos ovimbundu. Benguela: Editora Shalom.

Downloads

Publicado

27-05-2021

Como Citar

Cerqueira, B. E. dos S. . (2021). Resenha da obra “Genealogia familiar e aspectos da cultura Bantu, hábitos e costumes na tradição dos Ovimbundu, Benguela” de Graciano Catumbela. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 1(1), 278–281. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/529

Edição

Seção

Seção II - Entrevistas, resenhas de livros