Resenha da obra “Genealogia familiar e aspectos da cultura Bantu, hábitos e costumes na tradição dos Ovimbundu, Benguela” de Graciano Catumbela
Palavras-chave:
Cultura; Bantu; Ovimbundu; Família; Hábitos.Resumo
Esta resenha tem como intuito dar a conhecer uma obra que realça algumas características tradicionais sobre a família, hábitos e costumes no seio de uma comunidade, o povo ovimbundo. É um livro de fácil leitura e desperta o interesse a qualquer indivíduo que pretenda conhecer melhor esta cultura. O autor, originário da província de Benguela, Angola, pretende mostrar as tradições que este grupo étnico mantém ao logo dos tempos a par de outras culturas completamente diferentes, não se deixando intimidar ao ponto de provocar o seu desaparecimento. Embora a obra esteja escrita em língua portuguesa, o uso recorrente de termos em umbundo, idioma mais falada como língua nativa do país, é muito frequente. Este trabalho também tem como grande desígnio, demonstrar a importância dos usos e rituais que representam para este povo, uma vez que são primordiais para uma cultura bem consolidada. Destaca-se, ainda, a intensão de transmitir os valores culturais às gerações mais novas, para que estes entendam com entusiasmo as suas origens. O editor acrescenta ainda que uma árvore genealógica pode ajudar a compreender alguns dos problemas existentes no seio familiar e, por conseguinte, encontrar possíveis soluções. Por fim, este livro merece ser lido não só por tratar de uma identidade de um povo africano, como também para o conhecimento geral sobre África que por vezes fica esquecida.
Downloads
Referências
CATUMBELA, Graciano (2020). Genealogia Familiar e aspectos da cultura bantu hábitos e costumes na tradição dos ovimbundu. Benguela: Editora Shalom.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).