A motivação toponímica tupi de Vigia de Nazaré (PA)

Autores

  • Laís de Nazaré dos Santos (Universidade Federal do Tocantins-Brasil) https://orcid.org/0009-0003-8992-6685
  • Carmen Lúcia Reis Rodrigues (Universidade Federal do Pará-Brasil)

Palavras-chave:

Vigia de Nazaré, Topônimos, Tupi, Motivação

Resumo

O Município de Vigia de Nazaré está localizado no Nordeste Paraense, na microrregião do Salgado. Essa cidade foi fundada no dia 6 de janeiro de 1616, por colonizadores portugueses, onde foi erguido um posto de fiscalização, que motivou o nome Vigia, dado após este período. Antes disso, no local, havia uma aldeia indígena Tupinambá, denominada Uruytá. Apesar da mudança no nome da localidade, as influências da língua e cultura indígena permaneceram. Durante a pesquisa realizada em Vigia de Nazaré, identificou-se um corpus significativo de topônimos de origem tupí, considerando-se o total de topônimos elencados na fase de coleta da pesquisa. Assim, neste trabalho, propõe-se apresentar as motivações da toponímia tupí de Vigia de Nazaré (PA). Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e de campo e as análises se deram a partir dos pressupostos teóricos de Dick (1990a; 1990b), cujos resultados apontaram a predominância de taxes de natureza física (fitopônimo, litotopônimo, zootopônimo e hidrotopônimo).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís de Nazaré dos Santos, (Universidade Federal do Tocantins-Brasil)

Mestra em Linguagens e Saberes na Amazônia, área de letras, pela UFPA; Doutoranda Línguística e Literatura na Universidade Federal do Tocantins (UFNT); Participa do Grupo de Estudos da Toponímia do Estado do Pará (GETEP-UFPA) e também do grupo de pesquisa Atlas Toponímico do Tocantins (ATT-UFT); Atua como professora do ensino básico em Marabá-PA.

Carmen Lúcia Reis Rodrigues, (Universidade Federal do Pará-Brasil)

Doutora em Linguística pela Universidade Paris VII (França), com formação em Linguística Indígena. Professora da Universidade Federal do Pará, atuando na linha de pesquisa “Língua, tradução e cultura na Amazônia”. É líder do grupo de pesquisa do CNPQ Grupo de Estudos da Toponímia do Estado do Pará (GETEP) e membro dos grupos de pesquisa Observatório Onomástico (O-onoma) e Línguas Indígenas Brasileiras (LINBRAS).

 

Downloads

Publicado

15-09-2024

Como Citar

Santos, L. de N. dos ., & Rodrigues, C. L. R. . (2024). A motivação toponímica tupi de Vigia de Nazaré (PA). JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 4(Especial I), 446–469. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1865