Estudo de nomes próprios de escolas da cidade de Xai-Xai à luz da onomástica: um contributo para a preservação de dados político-sócio-histórico-geográfico-culturais

Autores

Palavras-chave:

lexicologia, Lexico, Onomástica, Toponimia

Resumo

O presente estudo está inserido num dos subdomínios da onomástica, chamado toponímia, ciência que estuda a origem e a motivação semântica dos topónimos; visa conhecer a origem dos nomes das escolas da Cidade de Xai-Xai e as motivações semânticas que determinaram a sua denominação, como forma de contribuir através da análise linguística, focada na lexicologia e morfologia, para o esclarecimento e resgate de alguns dados político-sócio-histórico-geográfico-culturais, ou factos aparentemente perdidos, mas devidamente registados nos nomes das escolas em estudo. Para a operacionalização do estudo, socorremo-nos do método bibliográfico e, posteriormente, aplicámos entrevistas semiestruturadas a professores em exercício e reformados das respectivas escolas e recorremos a fichas lexicográfico-toponímicas propostas por Dick (2004), para o preenchimento dos dados. Os dados obtidos revelam que os nomes em estudo têm origem em línguas bantu e latinas; além disso, a denominação de cada Escola foi determinada por eventos históricos, posições e configurações geográficas, bem como fatores sociais e políticos. Assim, os estudos dos nomes de lugares contribuem para imortalização da história e atualização da sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Tito Fafetine , Universidade de Save - Moçambique

Docente na Faculdade de Letras e Ciências Sociais, na Universidade Save – Moçambique; Mestrando em Língua Portuguesa Aplicada no Ensino, na Universidade Save; Licenciado em Ensino do Português com Habilitações em Inglês, pela Universidade Pedagógica de Moçambique, Delegação de Gaza.

Ângelo Américo Mauai , Universidade de Save-Moçambique

Docente na Faculdade de Letras e Ciências Sociais, na Universidade Save – Moçambique; Doutor em Estudos Portugueses na Área de Especialização de Linguística Portuguesa; Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares na Área de Especialização em Linguística Portuguesa; Licenciado em Ensino do Português.

Downloads

Publicado

15-09-2024

Como Citar

Fafetine , E. T. ., & Mauai , Ângelo A. . (2024). Estudo de nomes próprios de escolas da cidade de Xai-Xai à luz da onomástica: um contributo para a preservação de dados político-sócio-histórico-geográfico-culturais. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 4(Especial I), 329–330. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1856