Influência dos efeitos da evasão fiscal na arrecadação das receitas fiscais na cidade de Chimoio no período de (2017-2021)
Chikokezo chakupeza msonkhayo pa kukusokanitsa mandandu a msonkho mu city of chimoio m’nthawi ya (2017-2021)
Palavras-chave:
Evasão fiscal, Receitas fiscais, Imposto, Deficits orçamentaisResumo
Imposto é uma prestação, pecuniária, unilateral, definitiva e coactiva. Ora, o imposto é a principal fonte de renda do nosso país, não obstante, existem tendências muito fortes de fuga ao fisco. Sendo assim, o objectivo geral da presente pesquisa é o de analisar as influências dos efeitos da evasão fiscal na arrecadação de receitas fiscais no período compreendido entre 2017 à 2021. Nesta sequência, para o alcance dos objectivos elencados, a pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa, em conformidade com o objectivo proposto, a pesquisa foi classificada como uma pesquisa bibliográfica, com recurso à consulta documental através de estudo de multi-casos realizados na Autoridade Tributária e nas empresas de Contabilidade citas na cidade de Chimoio. Como conclusão a pesquisa constatou a existência de vários casos de evasão fiscal ocorridos durante o período em estudo, dos quais podemos citar: o descaminho; o contrabando; a sonegação de vendas e existências de actividades empresariais não declaradas causadas por aspectos de natureza económica, psicológica, técnicas e judiciais. O que cria uma redução das receitas fiscais provocando deficits orçamentais e uma instabilidade financeira. Razão pela qual recomenda-se às autoridades fiscais que redobrem os esforços no combate a esse tipo de crime e às empresas que sejam justas e transparentes no que concerne às suas obrigações tributárias eximindo-se de praticar actos que lesam o Estado.
****
Msonkho ndi "malipiro, ndalama, umodzi, wotsimikizika komanso wokakamiza. Tsopano, misonkho ndiye gwero lalikulu la ndalama m'dziko lathu, komabe, pali machitidwe amphamvu kwambiri akuzemba msonkho. Choncho, cholinga chachikulu cha kafukufukuyu ndi kusanthula zotsatira za zotsatira za kuzemba msonkho pa kusonkhanitsa ndalama za msonkho pakati pa 2017 ndi 2021. Mwachiwerengero, molingana ndi cholinga chomwe akufuna, kafukufukuyu adadziwika kuti ndi kafukufuku wamabuku, pogwiritsa ntchito zolembera kudzera mu kafukufuku wambiri wochitidwa mu AT ndi makampani owerengera ndalama omwe atchulidwa mumzinda wa Chimoio. Pomaliza, kafukufukuyu adapeza kuti pali milandu ingapo yozembetsa misonkho yomwe idachitika panthawi yomwe tikuphunzira, zomwe tinganene: kubera; kuzembetsa; Kuzemba kugulitsa ndi masheya abizinesi omwe sananenedwe chifukwa chazinthu zachuma, zamaganizidwe, zaukadaulo ndi zamalamulo. Izi zimabweretsa kuchepa kwa msonkho, zomwe zimapangitsa kuchepa kwa bajeti komanso kusakhazikika kwachuma. N’chifukwa chake akulangizidwa kuti akuluakulu a misonkho awonjezere khama lawo polimbana ndi umbanda wotere komanso kuti makampani azichita zinthu mwachilungamo komanso momveka bwino pa nkhani ya misonkho, asamachite zinthu zovulaza Boma.
Downloads
Referências
ALLIX, E. Études choisis d´economie politique et de finance, Libraire Génerale de Droit et de Jurisprudence. Paris: Detroit, 1948.
CORREIRA, A. R. A fraude e a evasão fiscal: estudo das medidas de combate em sede de imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas. Dissertação de Mestrado. Universidade de Aveiro, Faculdade de Ciências Econômicas, Aveiro, 2019.
CUCO, C. J. A gestão dos impostos como momento central da distribuição justa da riqueza: o caso da Autoridade Tributária de Moçambique. REVES - Revista Relações Sociais, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 13930–01e, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/13930. Acesso em: 01 set. 2023. 2022.
DENCKER, A. D. Pesquisa empírica de ciências humanas. São Paulo: Futura, 2001.
DÓRIA, A. R. Elisão e evasão fiscal. 2.ed. São Paulo: Bushatsky, 1977.
FALCÃO, A. A. Fato gerador da obrigação tributária. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
HUEMER, M. The Problem of Political Authority. Nova York: Palgrave Macmillan, 2013
JORDÃO, T. A. O direito fundamental ao planeamento fiscal e o combate à evasão. Tese de Mestrado em Direito Fiscal. Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Direito. Porto. 2016.
MIRANDA, A. J. O Combate à Fraude e Evasão Fiscais. Porto: Instituto Superior de
Contabilidade e Administração do Porto. Faculdade de ciências econômicas. Porto. 2013.
SÁ, D. S. Evasão e Fraude Fiscal O Impacto na Sociedade e na Receita Pública do Estado. Dissertação de Mestrado. Porto: Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Faculdade de Ciências Econômicas. Porto. 2021.
SILVA, A. J. Metodologia de pesquisa: Conceitos gerais. Panamá: Unicentro Panamá, (s.d.).
Fontes de Internet:
Dados do Mundo. [Online] Disponível em:
https://www.dadosmundiais.com/africa/mocambique/corrupcao.php#google_vignette [Acesso em 01 de Agosto 2023].
Campanha, A. A auditoria tributária como instrumento optimizador da receita própria
municipal: a experiência do município de Vitória da Conquista: Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas. p. 1 e p. 28, 2010. Disponível em: http://catalogo.uesb.br/storage/documentos/contabeis-bac-vc/projecto.pdf. [Acesso em 22 de Agosto de 2023].
Sambo Michael. Carga fiscal é elevada e desproporcional, alerta economista . (13 de
Junho de 2022). Maputo, Mocambique. disponível em:https://www.oeconomico.com/carga-fiscal-e-elevada-e-desproporcional-alerta
economista/, Acesso em 28 de Abril de 2023.
Legislações Consultadas:
Moçambique. Lei No 15/2002 de 26 de Junho – Lei de Bases do Sistema Tributário.
Moçambique. Decreto n.º 46/2002 de 26 de Dezembro - Regime das Infracções
Tributárias.
Moçambique. Lei no 2/2006 de 22 de Março - Estabelece os princípios que regem a
fiscalidade nacional, definindo as garantias dos contribuintes e enuncia os poderes da Administração Tributária.
Moçambique. Decreto n.º 7/2008 de 16 de Abril - Regulamento do Código do Imposto
sobre o Valor Acrescentado em Moçambique
Moçambique. Lei no 34/2007, de 31 de Dezembro - Regulamento que aprova o Código
do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas
Moçambique. Lei no 33/2007, de 31 de Dezembro - Regulamento que aprova o Código
do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).