Fatores que contribuem para a desistência da rapariga na Escola Primária Completa de Ncuerete Adérito Frederico
Mambo yanayochangia wasichana kuacha shule ya msingi Ncuerete Complete
Palavras-chave:
Desistência Escolar, Rapariga, Pobreza, Escola Primária, EducaçãoResumo
Este artigo tem como tema fatores que contribuem para a desistência da rapariga na escola Primaria Completa de Ncuerete e, objetiva compreender os fatores que contribuem à desistência escolar das raparigas nas escolas Primárias Completas em contextos rurais. A desistência escolar da rapariga é uma realidade incontornável bastante influenciada por questões socioculturais e econômicas. O método selecionado para estudar esse fenômeno é a revisão bibliográfica. A revisão bibliográfica no estudo serviu para consultar e analisar de forma detalhada as contribuições de teorias de outros autores que também dissecam o fenômeno. Como conclusão, constatou-se que as causas da desistência escolar da rapariga em idade escolar não são determinadas por um e único motivo, podendo ser de ordem social, econômica e cultural. Como consequência dessa privação do direito a educação da rapariga, observa-se a fraca qualificação profissional e dificuldades em aceder ao mercado de trabalho, pobreza e propenso a riscos de doença e, a solução dessa problemática reside na necessidade de adotar estratégias combinadas para prevenir e combater a desistência escolar da rapariga através de coordenação institucional.
***
Makala haya yanaangazia mambo yanayochangia wasichana kukatisha masomo katika Shule ya Msingi ya Ncuerete na yanalenga kuelewa mambo yanayochangia wasichana kukatisha masomo katika Shule za Msingi za Kamili katika mazingira ya vijijini. Wasichana kuacha shule ni ukweli usioepukika unaoathiriwa sana na masuala ya kitamaduni na kiuchumi. Mbinu iliyochaguliwa kuchunguza jambo hili ni uhakiki wa fasihi. Mapitio ya biblia katika utafiti yalitumika kushauriana na kuchambua kwa kina michango ya nadharia kutoka kwa waandishi wengine ambao pia huchambua jambo hilo. Kwa kumalizia, ilibainika kuwa sababu za wasichana wenye umri wa kwenda shule kuacha shule haziamuliwa na sababu moja tu, lakini zinaweza kuwa za kijamii, kiuchumi na kitamaduni. Kutokana na hali hii ya kunyimwa haki ya mtoto wa kike ya kupata elimu, kuna sifa duni za kitaaluma na ugumu wa kufikia soko la ajira, umaskini na hatari ya magonjwa, na suluhisho la tatizo hili linatokana na hitaji la kuweka mikakati ya pamoja ya kuzuia na kupambana. viwango vya kuacha shule kwa wasichana kupitia uratibu wa kitaasisi.
Downloads
Referências
Amorim, A. C., Rocha, T. S., & Diniz, D. M. (2017). Evasão escolar de mulheres trans e travestis: uma analise acerta da (in) existência de políticas publicas educacionais. VI congresso nacional de educação: Congresso Nacional de Educação-CONEDU.
Arthuir, M. J. (2010). Casamento prematuro como uma violação dos direitos humanos. um exemplo que vem da Gorongosa. Outras vozes , vol 10, nº 6, p. 1-8.
Aurglietti, R., & Schmidlinlohr, S. (2014). Evasão e abandono escolar: causas, consequências e alternativas – o combate a evasão escolar sob a perspectiva dos alunos. Parana: Cadernos PDE. vol. 4, nº 8, p.21-23.
Bagnol, B., Lara, D. S., Fátima, F., & Zaida, C. (2015). As barreiras a educação da rapariga no ensino primário na Zambezia. Maputo: Porto Editora.
Bassiano, V., & Lima, C. A. (2018). Casamentos prematuros: causas e consequências de abandono escolar e meninas com futuros destroçados. Imagens da Educação ,vol 8, nº 2 pp. 2-3.
Cabrita, M. F. G. B. (2007). Causas do abandono escolar de adultos em contexto de formação – um estudo de caso múltiplo. Faro: Instituto Politécnico de Beja.
Eurydice, D. (2014). Combate ao abandono precoce no ensino e formação profissional na Europa: estratégias, políticas e medidas. Lisboa: Comissão Europeia.
Giga, O. M. (2019). Contributos para a caracterização do abandono escolar das raparigas em Moçambique: Estudo de caso da Escola Secundária de Anchilo, na Província de Nampula. Lisboa: ISCTE.
Instituto Nacional de Estatística. (2011). Inquérito Demográfico e de Saúde. Maputo: INE.
Instituto Panos África Austral.(2014). Informação dos media sobre casamentos prematuros em Moçambique. Disponível em: http://www.panos.org.zm/wp-content/uploads/2017/04/PSAf-ECM-Media-Brief-for Mozambique.pdf
Justino, D. (2010). Difícil é educá-los. Lisboa, Coleção Ensaios da Fundação. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Lourenço, A. R. M. (2013). Motivações na origem do Abandono Escolar – Estudo de Caso com Jovens Sinalizados na CPCJ de Castelo Branco. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Macia, C. da G. (2021). Análise das causas do abandono escolar da rapariga na Escola Primária Completa de Manzir Província de Gaza-Macia 2017-2019. Maputo: UEM.
MINEDH. (Maio de 2020). Plano Estratégico da Educação 2020-2029. Maputo, Maputo, Moçambique.
Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH, 2016). Estratégia do género do sector de educação e desenvolvimento humano para o período de 2016-2020. Maputo, Mocambique: MINEDH.
Organização das NaçÕes Unidas para Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO). (2019). Revisão de Políticas educacionais Moçambique. Maputo: UNESCO.
República de Moçambique (2015). Plano Quinquenal do Governo de Moçambique 2015-2019. Maputo: Imprensa Nacional.
ROSC. (17 de Setembro de 2020). Impacto das uniões prematuras na educação, saúde e nutrição em Moçambique. Maputo: ROSC.
Silva, A.R.A.C. (2010). Um olhar sobre o abandono escolar: da compreensão a prevenção e intervenção. Porto: Universidade Fernando Pessoa.
Sitoe, C. (2017). Casamentos Prematuros em Mocuba: Causa e Consequência da Pobreza. Maputo, Moçambique: Sekelekani.
UNFPA. (2016). Suplemento do Relatório sobre a situação da população mundial para Moçambique. Maputo: UNFPA.
UNICEF. (2010). Pobreza infantil e disparidades em Moçambique: as condições econômicas dos pais/mães/encarregados de educação. Maputo: UNICEF.
UNICEF. (2019). Situação do sector da educação em Moçambique. Maputo: UNICEF.
Vasconcelos, M. D. (2013). Abandono e absentismo escolar no concelho de Ponta Delgada . Porto: Universidade Fernando Pessoa.
Vilanculos, L. F. (2015). Análise das Causas do Insucesso Escolar da Rapariga nas Escolas Primárias do Distrito de Boane. Maputo: UEM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).