A dança marrabenta como um dos símbolos da identidade cultural do povo shona e bitonga no Sul de Moçambique

The Marrabenta dance as one of the symbols of the cultural identity of the Shona and Bitonga people in Southern Mozambique

Autores

  • Leodovico Adelino Castelo Amosse Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil
  • Carlos Subuhana Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Resumo

Moçambique possui uma rica e longa tradição cultural de coexistência de diferentes raças, grupos étnicos e religiosos, e isso reflete a diversidade de valores culturais que em conjunto criam as identidades do Moçambique moderno. A Constituição de 1990 veio introduzir o Estado de Direito democrático no país e essa mesma constituição estabeleceu o princípio segundo o qual o estado promove o desenvolvimento da cultura e personalidade nacional e garantiu a livre expressão das tradições e valores da sociedade moçambicana (ART. 1, CRM, 1990). A presente proposta de pesquisa tem como objetivo principal estudar a Marrabenta, um dos símbolos sonoros da identidade cultural moçambicana. Diante disso, é do nosso interesse analisar a dança Marrabenta como um dos símbolos da identidade cultural dos povos Shona e Bitonga no sul de Moçambique, tendo como recorte temporal o período compreendido entre 2010-2020. Para a realização deste trabalho, pretende-se fazer revisões bibliográficas, com foco nas abordagens e/ou análises qualitativas e documentais, tendo como técnica de pesquisa a coleta de dados e entrevistas semiestruturadas, tendo como interlocutores artistas e especialistas desse estilo musical e de dança.

****

Mozambique has a rich and long cultural tradition of coexistence of different races, ethnic and religious groups, and this reflects the diversity of cultural values ​​that together create the identities of modern Mozambique. The 1990 Constitution introduced the democratic rule of law in the country and this same constitution established the principle according to which the state promotes the development of national culture and personality and guaranteed the free expression of the traditions and values ​​of Mozambican society (ART. 1, CRM, 1990). The main objective of this research proposal is to study the Marrabenta, one of the sound symbols of Mozambican cultural identity. Given this, it is of interest to analyze the Marrabenta dance as one of the symbols of the cultural identity of the Shona and Bitonga peoples in southern Mozambique, taking the period between 2010-2020 as a time frame. To carry out this work, the aim is to carry out bibliographical reviews, focusing on qualitative and documentary approaches and/or analyses, using data collection and semi-structured interviews as a research technique, with artists and specialists of this musical and dance style as interlocutors.

 

Biografia do Autor

Leodovico Adelino Castelo Amosse, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Discente do Curso de Sociologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Carlos Subuhana , Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Orientador, professor da  Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Concluiu o curso de graduação em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1997. Obteve o grau de Mestre em Sociologia (com concentração em Antropologia). Seu doutorado foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2005.Em 2007 terminou um estágio de pós-doutoramento em Antropologia na Universidade de São Paulo (USP).

Referências

CRAVEIRINHA José; A Marrabenta 1974. Arquivo Histórico de Moçambique. Maputo 1974.

HOUNTONDJI, Paulin J. Conhecimento de África, conhecimento de Africanos: Duas perspectivas sobre os Estudos Africanos. Revista Crítica de Ciências Sociais, 80,nº, p.149 e p.160. final Março 2008.

LARANJEIRAS, Rui. Marrabenta: evolução e estilização 1950-2002. Maputo -BUALA, 2010

JORNAL A VERDEDADE, disponível em: https://verdade.co.mz/faleceu-joao-domingos-um-idoso-que-sabia-tocar-viola-e-conhecia-a-cura-da-sida-1933-2016/

MACAMO, Elísio. A constituição duma sociologia das sociedades africanas. In: Estudos Moçambicanos n. 19, p.85 e p.90 2001.

NGUNGA, Armindo Saúl Atelela. A toponímia e a diversidade linguística em Moçambique, Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, São Francisco do Conde (BA) | v.1, no 1| p.38-62 | jan./jun. 2021.

WANE, Marílio. Marrabenta, Memória e Maputo. Maputo ARPAC, 2016.

ONLINE, Jornal Domingo. A nossa missão é garantir a continuidade da Marrabenta. Jornal Domingo Online, 2017. Disponívelem:<https://www.jornaldomingo.co.mz/artes-letras/a-nossa-missao-e-garantir-a-continuidade-da-marrabenta/> Acesso em: 05/04/2023

LARANJEIRA, Rui; A Marrabenta sua evolução e estilização 1950-2002. Minerva Print Maputo. 2014.

LARANJEIRA, RUI;. Maputo, Outubro de 2005. : 1. T. Page 2. “A marrabenta: sua evolução e “estilização” 1950-2002”.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Amosse, L. A. C., & Subuhana , C. (2023). A dança marrabenta como um dos símbolos da identidade cultural do povo shona e bitonga no Sul de Moçambique : The Marrabenta dance as one of the symbols of the cultural identity of the Shona and Bitonga people in Southern Mozambique. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(Especial II), 396–409. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1497