O insucesso escolar: fatores associados à reprovações nos exames finais da 10ª classe nas escolas da Vila Municipal de Mandlakazi no ano letivo de 2021

Ku tsandzeka ka xikolo: swilo leswi fambelanaka na ku tsandzeka eka swikambelo swa makumu swa giredi ya 10 eswikolweni edoropeni ra masipala ra Mandlakazi eka lembe ra tidyondzo ra 2021

Autores

  • Ananias Orlando Sitoe Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini - Moçambique

Palavras-chave:

Aprendizagem, Avaliação, Exames, insucesso

Resumo

Este estudo visa compreender os principais fatores que contribuíram para o alto índice de reprovações nos exames finais da 10ª classe nas escolas secundárias da vila municipal de Mandlakazi (ESVMM) no ano letivo de 2021. O estudo foi realizado nas Escolas Secundárias Samora Machel e de Manjacaze. Privilegiou-se a abordagem qualitativa, tendo sido feita a recolha de informações através da entrevista semi-estruturada dirigida aos alunos reprovados aos exames da 10ª classe no ano letivo 2021, aos professores que leccionaram a 10ª classe no mesmo ano letivo e aos gestores pedagógicos do 1º ciclo. Com base nos resultados da pesquisa concluiu-se que os fatores que contribuíram para o alto índice de reprovações nos exames finais da 10ª classe nas ESVM de Mandlakazi no ano letivo de 2021 são de natureza individual, relacionados à fraca dedicação dos alunos; de origem institucional relacionados à fraca capacitação e ou indução docente para responder às mudanças impostas pela pandemia da COVID-19, a aplicação de práticas tradicionais de avaliação, o fraco envolvimento dos alunos no processo de exames e a fraca divulgação da legislação que regula o processo de avaliação de aprendizagem no Sistema Nacional de Educação (SNE), incluindo o processo de exames; os fatores familiares, relacionados à situação de renda familiar de alguns pais e ou encarregados de educação, que lhes impossibilitou a adquirir o material de apoio à aprendizagem dos seus educandos.

****

Dyondzo leyi yi kongomisa ku twisisa swilo leswikulu leswi hoxeke xandla eka mpimo wa le henhla wa ku tsandzeka eka swikambelo swa makumu swa tlilasi ya vukhume eswikolweni swa le henhla edorobeni ra masipala ra Mandlakazi (ESVMM) eka lembe ra dyondzo ra 2021. Dyondzo leyi yi endliwile eSamora Machel na le Sekondari ya Manjacaze Swikolo. Endlelo ra xiyimo a ri ri na nkateko, laha mahungu ya hlengeletiweke hi ku tirhisa mimbulavurisano leyi nga hlelekangiki ngopfu leyi kongomisiweke eka swichudeni leswi tsandzekeke eka swikambelo swa giredi ya vukhume eka lembe ra dyondzo ra 2021, vadyondzisi lava dyondziseke giredi ya vukhume eka lembe rin’we ra dyondzo na vafambisi va dyondzo va xiyenge xo sungula. Hi ku ya hi mimbuyelo ya ndzavisiso, ku gimetiwile leswaku swilo leswi hoxeke xandla eka mpimo wa le henhla wa ku tsandzeka eka swikambelo swa makumu swa tlilasi ya vukhume eka ESVM eMandlakazi eka lembe ra dyondzo ra 2021 i swa muxaka wa munhu hi xiyexe, leswi fambelanaka na ku tinyiketela loku tsaneke ka swichudeni ; ya masungulo ya nhlangano lama fambelanaka na ndzetelo wo tsana na/kumbe ku nghenisiwa ka vadyondzisi ku hlamula eka ku cinca loku vekiweke hi ntungu wa COVID-19, ku tirhisiwa ka maendlelo ya ndhavuko yo kambela, ku nghenelela loku tsaneke ka swichudeni eka phurosese ya swikambelo na ku hangalasiwa loku tsaneke ka milawu leyi lawulaka ku kamberiwa ka dyondzo ya phurosese eka Sisiteme ya Dyondzo ya Rixaka (SNE), ku katsa na phurosese ya swikambelo; swilo swa ndyangu, leswi fambelanaka na xiyimo xa muholo wa ndyangu wa vatswari van’wana na/kumbe vahlayisi, leswi endleke leswaku swi nga koteki eka vona ku kuma switirhisiwa swo seketela dyondzo ya swichudeni swa vona.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ananias Orlando Sitoe, Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini - Moçambique

Licenciado em Ensino Básico com Habilitação em Administração e Gestão de Educação, pela Universidade Pedagógica de Moçambique; pós-graduado em Psicopedagogia do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini e Mestre em Ciências de Educação. Funcionário no Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Mandlakazi, afecto na Escola Primária de Chiguivitane

Referências

ALARCÃO, M. (Des)equilíbrios familiares. 3.ed. Coimbra: Ed. Quarteto, 2006.

BRANCO, J. P. Insucesso escolar: um estudo na área escolar da Maia. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2012.

CHIZZOTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 12.ed. São Paulo: Cortez, 2017.

CORTESÃO, L.; TORRES, M. A. Avaliação pedagógica I - insucesso escolar. Lisboa: Porto Editora, 1990.

DE OLIVEIRA, R. G., MOTA, A. A., & DE SOUSA, J. A. A Avaliação Educacional: uma breve análise das modalidades: diagnóstica, formativa e somativa. Cadernos de Pedagogia, São Carlos, 16 (34): 21-28, 2022.

DIAS, M. N. Contributos para compreender o insucesso escolar. Santarém: IPSantarém, 2017.

FERREIRA, S. H.; BARRERO, S. D. Ambiente familiar e aprendizagem escolar em alunos da educação infantil. PSICO, Porto Alegre: PUCRS, 41(4): 462 – 472, 2010.

FONSECA, V. D. Dificuldades de aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica ao insucesso escolar. Lisboa: Âncora Editora, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FREITAS, P. F. Formação docente em avaliação educacional: lacunas, consequências e desafios. 149f. (Tese de Doutoramento). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo: Universidade de são Paulo, 2019.

INDE. Moçambique. Plano Curricular do Ensino Secundário Geral. Maputo. Imprensa Universitária, UEM, 2007.

JÚNIOR, E. B. L., DE OLIVEIRA, G. S., DOS SANTOS, A. C. O., & SCHNEKEMBERG, G. F. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Minas Gerais: Cadernos da FUCAMP, Monte Carmelo, 20(44): 36-51, 2021.

LAGARTO, M. J. S. Avaliação formativa e exames nacionais: Análise de práticas de ensino e avaliação de uma professora da disciplina de História. 435f. (Dissertação de especialização em avaliação em Educação). Universidade de Lisboa. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2019.

LEITÃO, R. A. R.; STEFANUTO, V. A. Entre a prática de exames e a perspectiva formativa: Avaliação da aprendizagem a partir do olhar dos discentes do ensino médio integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Rio Grande do Norte, 2(19): 1-22, 2020.

LEITE, C.; FERNANDES, P. Inovação pedagógica: uma resposta às demandas da sala de aula universitária. Perspectiva, Florianópolis, 29(2): 507-533, 2011.

MACAMO, E. M. Insucesso escolar em Moçambique: Estudo do Caso na Escola Secundária Graça Machel. 123f. (Dissertação de Mestrado). Lisboa: Universidade Aberta, 2015.

MARTINS, H. S. S. Insucesso Escolar: Prevenção e Intervenção na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Paula Frassinetti, 2017.

MEC, Moçambique. Regulamento da organização do processo de exames. Boletim da República número 34, 1ª série. Maputo: Imprensa Nacional, 2007.

MINEDH, Moçambique. Regulamento Geral do Ensino Básico. Maputo: Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, 2008.

MINEDH, Moçambique. Regulamento Geral de Avaliação. Maputo. Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, 2021.

NEVES, M. A. O impacto de percursos passados de insucesso escolar, na vivência presente e expectativas futuras face à escola: Efeitos moderadores e preditores de fatores psicossociais e sociodemográficos. 73f. (Dissertação de Mestre em Psicologia). Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação. Porto: Universidade do Porto, 2020.

PICANÇO, A. L. B. A relação entre a escola e a família. As suas implicações no processo de ensino – aprendizagem. (Relatório de Mestrado em Supervisão Pedagógica). Escola Superior de Educação João de Deus. Lisboa: Associação de Jardins – Escolas João de Deus, 2012.

SEVERINO, A. D. Insucesso escolar e estratégias pedagógicas inovadoras: estudo de caso na Escola Comandante Bula, Huambo. 81f. (Tese de Mestrado em Ciências de Educação). Universidade Portucalense. Porto: Universidade Portucalense, 2019.

SILVA, R. M. F. Desenvolvimento profissional de professores de matemática do 2º ciclo do ensino básico: o insucesso escolar e estratégias para o minorar. (Dissertação de Mestrado em Educação). Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho. Braga: Universidade do Minho, 2004.

SILVA, C. A problemática do insucesso escolar: a educação fisica como estratégia de combate ao insucesso escolar - uma abordagem teórica. Trás-Os-Montes e Alto Douro: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, 2011.

SIMPAIO, M. O. Os estudantes e o uso das TIC na preparação aos exames de seleção do ensino superior público: ferramentas, dificuldades e táticas. 155f. (Dissertação de mestrado em Educação). Universidade de Brasília. Brasília: Universidade de Brasília, 2019.

TEIXEIRA, K., V. V. S. L. O Insucesso Escolar no Conselho de São Lourenço dos órgãos (CSLO) e o Papel da Administração Local: Estudo do Caso - Escola Secundária Luciano Garcia. 147f. (Dissertação de Mestrado em Gestão Autárquica). Instituto Superior de Gestão e Ciências. Lisboa: ISEC Lisboa, 2021.

Downloads

Publicado

14-12-2023

Como Citar

Sitoe, A. O. (2023). O insucesso escolar: fatores associados à reprovações nos exames finais da 10ª classe nas escolas da Vila Municipal de Mandlakazi no ano letivo de 2021: Ku tsandzeka ka xikolo: swilo leswi fambelanaka na ku tsandzeka eka swikambelo swa makumu swa giredi ya 10 eswikolweni edoropeni ra masipala ra Mandlakazi eka lembe ra tidyondzo ra 2021. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 3(Especial II), 295–314. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1426