Fortalecimento da identidade da marca por meio das ferramentas de comunicação digital: o caso da rede social TikTok

Ku tiyisa muthetho wa xihaxu hi switirho swa nkumanu wumpswa: tani hi xivandlana xa vuhanyi xi txhiwaka TikTok

Autores

  • Amália Cutane Comiche Universidade Católica de Moçambique - Moçambique
  • Bruno Gonçalves Instituto Politécnico de Bragança - Portugal

Palavras-chave:

Comunicação Digital, Identidade Da Marca, Redes Sociais, Tecnologias Digitais, Tiktok

Resumo

O desenvolvimento das comunicações e o progresso tecnológico proporcionaram inúmeras formas de se estabelecer um diálogo entre as empresas e os consumidores. Por isso, as empresas têm vindo a alterar a sua estratégia de actuação no mercado de forma a se adequarem ao novo panorama, adoptando para além da comunicação tradicional a comunicação digital para interagir com o seu público. Para além disso, a definição clara e consistente da identidade de uma marca e a sua divulgação para o público de interesse tornou-se num desafio para as organizações que pretendem se fortalecer no mercado. É neste âmbito que se pretende saber como as ferramentas de comunicação digital podem contribuir para o fortalecimento da identidade da marca? Para se obter respostas à presente questão, procurou-se investigar as possibilidades de fortalecimento da identidade da marca por meio das ferramentas de comunicação digital, concretamente a rede social TikTok. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica recorrendo à uma abordagem qualitativa. Os dados bibliográficos consultados em artigos científicos, dissertações e livros, permitiram constatar que existem diversas possibilidades de fortalecimento da identidade da marca com o uso de ferramentas de comunicação digital. Evidenciou-se ainda, que as empresas ainda estão a dar os primeiros passos na utilização do TikTok como estratégia de comunicação da identidade da marca. Isto ocorre devido à necessidade de adaptação a plataforma como meio de comunicação obdecendo às suas características e a natureza dos conteúdos da mesma.

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A nlhuvuku wa minkumanu ni ku kula ka swiyentxo swi pfulile tindlela tinyingi ta ku vulavulisana xikarhi ka tikomponi ni vatirhisi. Hikwalaho, a tikomponi ti karhi ti txintxatxintxa mayentxele vubindzweni bya tona ku va ti tiyimisela ndzeni ka gubu yimpswa, ti li karhi ti nghenisa minkumanu ya nyamwaka handle ka minkumanu ya khale kuva ti twana ni ntshungu wa tona. Handle ka leswo, a ku twisa loku khanyeke ni loku tiyeke ka muthetho wa xihaxu ni mpaluxu wa xona eka ntshungu wu xi lavaka swi hundzuki nkarhato ka tikomponi ti lavaka ku ti tiyisa mabindweni. Hilaho ku lavekaka ku tiviwa leswaku switirho swa minkumanu yimpswa yi nga lhengelisa kuyini ku tiyisa muthetho wa xihaxu? A kuva ku kumiwa nlhamulu wa xivutiso lexi, ku laveteliwi ku tiva mayentxela ya muthetho wa xihaxu hi mayentxela ya switirho swa minkumanu yimpswa, tani hi xivandlana xa vuhanyi li txhiwaka "Tik Tok". Ku vuliwa xidjondzo xo lavisisa mintsalu na xi yisa hi ntsengo. A tinlhayo ta mintsalu yi kambiweke ka mimpaluxu ya wutivi, minkulumu ni mabuku, swi pfumelelile ku vonisa swaku ku ni mayentxele yo tala ya ku tiyisa muthetho wa xihaxu a ku tirhiseni ka switirho swa minkumanu yimpswa. Swi kombisiwile na kambe swaku a tikomponi ta ha pfula magaso yo sungula ku tirhiseni ka "TikTok" swa nga tlhinga ya minkumanu ya muthetho wa xihaxu. Leswo swi yentxeka hikola ka ku laveka ka ku nghena ka xivandla lexi swa nga ndlela ya nkumanu na ku landziwa matshamela ya xona ni ntshima wa swilhayo swa xona.

Biografia do Autor

Amália Cutane Comiche, Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Doutoranda do curso de Ciências da Comunicação, na Universidade Católica de Moçambique-Delegação de Nampula (2022); Mestre em Gestão de Empresas com especialização em marketing (2016) e pós graduadação em Gestão de Empresas- MBA (2014) pelo ISCTEM- Instituto Superior de ciência e tecnologias de Moçamque;  licenciada em Economia e Educação pela Universidade Pedagógica de Moçambique (2010). Docente universitária nas áreas de gestão e gestão de marketing e coordenadora dos cursos de licenciatura em Gestão Aplicada (Gestão de Marketing, Gestão Financeira e de Seguros e Gestão de Recursos Humanos) no Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique-ISCTEM. 

Bruno Gonçalves, Instituto Politécnico de Bragança - Portugal

Doutor em Ciências da Educação com Especialidade em Tecnologia Educativa pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Mestre em TIC na Educação e Formação pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e Licenciado em Informática de Gestão pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão da mesma instituição. Exerce funções de professor adjunto convidado no departamento de Tecnologia Educativa e Gestão de Informação na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Orienta e coorienta trabalhos investigativos dos ciclos de estudo de mestrado e doutoramento. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação Básica (Cieb) do Instituto Politécnico de Bragança e membro colaborador do Centro de Investigação do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (CI-ISCE). Dedica-se à investigação científica em vários domínios de atuação relacionados com as ciências da educação, as tecnologias educativas, a formação docente, a inclusão e a inovação digital. É membro de vários conselhos editoriais de revistas e jornais e de diversas comissões científicas de conferências internacionais.

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Publicado

14-12-2023

Como Citar

Comiche, A. C., & Gonçalves, B. F. . (2023). Fortalecimento da identidade da marca por meio das ferramentas de comunicação digital: o caso da rede social TikTok: Ku tiyisa muthetho wa xihaxu hi switirho swa nkumanu wumpswa: tani hi xivandlana xa vuhanyi xi txhiwaka TikTok. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(Especial II), 628–645. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1418