A presença do Racionalismo Cristão na poesia do António Januário Leite

Presensa de Rasionalismu Kristão ne puezia de Antóne Januáriu Leite

Autores

Palavras-chave:

Cabo Verde, António Januário Leite, Poesia, Racionalismo Cristão

Resumo

Pretendemos, com este artigo, abordar o Racionalismo Cristão na poesia de António Januário Leite (1867-1930), natural do Paul, ilha de Santo Antão, Cabo Verde. Trata-se de um poeta que, após um período áurico na sua vida, experienciou momentos de grandes infortúnios. (Luz, 2019). Por essa razão, passou a tematizar uma certa negatividade e o questionamento do homem como “pretensiosa criatura que” não passa de um “nada”, que, por exemplo, podemos ler no poema “Humanidade”, onde nos mostra o seu desencanto com o mundo. Isso justifica a abordagem que passou a fazer do Racionalismo Cristão, uma filosofia espiritualista codificada por Luís de Matos (Cristão, 2015), como forma de salvação espiritual da humanidade.

****

Nôs te pretendê, kese ertige, abordá presensa de Rasionelismu Kristão ne puezia de Antóne Januáriu Leite (1867-1930), un pueta natural de Poul, ilha de Santu Antão, Kabu Verde. El te tratá de un pueta ke, depoj de un bon periúde ne vida, el experiensiá momentus de grendes infortúnius. Pur isu, el passá te tematizá un serta negetividede i kestionamentu du omen komu “pretensioza kriotura” ke n de pasá de un “nada”, ke, pur ezemplu, nôs podê êlê ne sê puema “umanidede”, ondê ke el te mostrá nôs sê dezenkontre k’mundu. Isu te justifiká a abordajen kel pasá te fezê de Rasionalismu Kristão, un filusufia espiritualista Kodifikode pe Luís de Matus (Kristão, 2015), komu salvasão espiritual de umanidede.

Biografia do Autor

Hilarino Carlos Rodrigues da Luz, Universidade Nova de Lisboa-Portugal

Doutorado Contratado da NOVA FCSH e Investigador Doutorado Integrado do CHAM, Centro de Humanidades, da NOVA FCSH, onde foi Bolseiro de Pós-Doutoramento, é Doutor em Estudos Portugueses, especialização em Literaturas e Culturas em Língua Portuguesa (2013), pela NOVA FCSH. Possui uma vasta experiência profissional, sobretudo na docência em Portugal e em Cabo Verde, no setor editorial e na bibliotecnia. É Presidente do Júri do Prémio Literário Januário Leite. Participa no “Programa Cientificamente Provável” através do CHAM. Em 2021, com a “Cartas com Ciência”, ganhou o segundo lugar do Prémio Go Green GO Social NOVA FCSH / Santander Universidades. É Vogal da Mesa da Assembleia Geral da Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia (AICL). É, ainda, membro do projeto CONCHA, financiado pela EU e do projeto WomenLit, financiado pela FCT.

Referências

CRISTÃO. C.-C. do. R. (2006).(a). A Vida Fora da Matéria. 22.ed. Rio de Janeiro: Racionalismo Cristão.

CRISTÃO, C.-C. do. R. (2015). Racionalismo Cristão. 45.ed. Rio de Janeiro: Racionalismo Cristão.

LEITE, J. (1953). Nota sobre Januário Leite. Cabo Verde: boletim de propaganda e informação, 40, p. 29-42.

LEITE, A. J. (2006). Poesias. São Vicente: Gráfica do Mindelo.

LEITE, A. J. (2005). António Januário Leite: o poeta além-vale. Campinas: Editora Komedi.

LUZ, H. (2019). Vida e obra de Januário Leite. Revista de Estudos Lusófonos, Língua e Literatura, dos Colóquios de Lusofonia, 31(32), pp. 100-103.

ROMANO, L. (1988). O Perfil Poético Biográfico de António Januário Leite. Terra Nova, 144, pp. 4-6.

SAMEL, C. (2005). Reflexões sobre os Sentimentos. 4.ed. Rio de Janeiro: Racionalismo Cristão.

SILVA, F. L. (1991). Lembrando Januário Leite. Notícias, 35, pp. 14-15.

VASCONCELOS, J. (2011). Histórias do Racionalismo Cristão em São Vicente de 1911 a 1940. São Vicente: Tipografia de São Vicente.

LABAN, M. (1992). Cabo Verde: encontro com escritores, vol.1, Porto: Fundação Eng. António de Almeida.

Downloads

Publicado

12-07-2023

Como Citar

da Luz, H. C. R. . (2023). A presença do Racionalismo Cristão na poesia do António Januário Leite: Presensa de Rasionalismu Kristão ne puezia de Antóne Januáriu Leite. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(2), 214–224. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1388

Edição

Seção

Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações