A presença do Racionalismo Cristão na poesia do António Januário Leite
Presensa de Rasionalismu Kristão ne puezia de Antóne Januáriu Leite
Palavras-chave:
Cabo Verde, António Januário Leite, Poesia, Racionalismo CristãoResumo
Pretendemos, com este artigo, abordar o Racionalismo Cristão na poesia de António Januário Leite (1867-1930), natural do Paul, ilha de Santo Antão, Cabo Verde. Trata-se de um poeta que, após um período áurico na sua vida, experienciou momentos de grandes infortúnios. (Luz, 2019). Por essa razão, passou a tematizar uma certa negatividade e o questionamento do homem como “pretensiosa criatura que” não passa de um “nada”, que, por exemplo, podemos ler no poema “Humanidade”, onde nos mostra o seu desencanto com o mundo. Isso justifica a abordagem que passou a fazer do Racionalismo Cristão, uma filosofia espiritualista codificada por Luís de Matos (Cristão, 2015), como forma de salvação espiritual da humanidade.
****
Nôs te pretendê, kese ertige, abordá presensa de Rasionelismu Kristão ne puezia de Antóne Januáriu Leite (1867-1930), un pueta natural de Poul, ilha de Santu Antão, Kabu Verde. El te tratá de un pueta ke, depoj de un bon periúde ne vida, el experiensiá momentus de grendes infortúnius. Pur isu, el passá te tematizá un serta negetividede i kestionamentu du omen komu “pretensioza kriotura” ke n de pasá de un “nada”, ke, pur ezemplu, nôs podê êlê ne sê puema “umanidede”, ondê ke el te mostrá nôs sê dezenkontre k’mundu. Isu te justifiká a abordajen kel pasá te fezê de Rasionalismu Kristão, un filusufia espiritualista Kodifikode pe Luís de Matus (Kristão, 2015), komu salvasão espiritual de umanidede.
Downloads
Referências
CRISTÃO. C.-C. do. R. (2006).(a). A Vida Fora da Matéria. 22.ed. Rio de Janeiro: Racionalismo Cristão.
CRISTÃO, C.-C. do. R. (2015). Racionalismo Cristão. 45.ed. Rio de Janeiro: Racionalismo Cristão.
LEITE, J. (1953). Nota sobre Januário Leite. Cabo Verde: boletim de propaganda e informação, 40, p. 29-42.
LEITE, A. J. (2006). Poesias. São Vicente: Gráfica do Mindelo.
LEITE, A. J. (2005). António Januário Leite: o poeta além-vale. Campinas: Editora Komedi.
LUZ, H. (2019). Vida e obra de Januário Leite. Revista de Estudos Lusófonos, Língua e Literatura, dos Colóquios de Lusofonia, 31(32), pp. 100-103.
ROMANO, L. (1988). O Perfil Poético Biográfico de António Januário Leite. Terra Nova, 144, pp. 4-6.
SAMEL, C. (2005). Reflexões sobre os Sentimentos. 4.ed. Rio de Janeiro: Racionalismo Cristão.
SILVA, F. L. (1991). Lembrando Januário Leite. Notícias, 35, pp. 14-15.
VASCONCELOS, J. (2011). Histórias do Racionalismo Cristão em São Vicente de 1911 a 1940. São Vicente: Tipografia de São Vicente.
LABAN, M. (1992). Cabo Verde: encontro com escritores, vol.1, Porto: Fundação Eng. António de Almeida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).