A Pedagogia do pós-método e a autonomia dos professores: o papel da formação inicial de professores de língua portuguesa em Cabo Verde

Pedagojiâ di Dipos di Métudu i Otonomiâ di Profesoris: Papel di Formason Inisial di Profesoris di Língua Purtuges na Káuberdi

Autores

  • Luís Filipe Martins Rodrigues Universidade de Santiago - Cabo Verde

Resumo

O Ensino de L2/LE entrou, nas últimas décadas, numa nova fase, passando de um paradigma de métodos, para uma Pedagogia do Pós-Método, tal como proposta por B. Kumaravadivelu. O propósito deste trabalho é compreender a efetividade desta metodologia no ensino da Língua Portuguesa em Cabo Verde, particularmente na autonomia dos professores e avaliar o papel da formação de base dos professores no sucesso ou insucesso deste paradigma. Para tal foram feitas entrevistas a treze professores de Língua Portuguesa, todos formados em Cabo Verde. Os resultados revelam uma adaptação positiva dos professores à Pedagogia do Pós-Método, nomeadamente na sua capacidade de serem autónomos e a perceção de que a sua formação de base contribuiu para isso mesmo. Contudo, maior desafio à sua autonomia parecem ser os constrangimentos de cariz institucional e organizacional, o que nos leva a propor uma revisão do Pós-Método refletindo sobre esta dimensão.

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Nxinu di L2/LE entra, na últimus dékada, na un nobu fázi. El pása di un mudélu di métudus, pa un Pedagojiâ di Dipos di Métudu, sima kel ki prupodu pa B. Kumaravadivelu. Obujetivu des trabádju li ekonprende ifetividádi des metodolojiâ na nxinu di Língua Purtuges na Káuberdi, partikulármenti na otonomiâ di profesoris, i avâlia papel di formason di bázi di profesoris na susésu o insusésu des mudélu li. Pa kel la, fasedu trizi profesor di Língua Purtuges (tudu es formádu na Káuberdi) intrivistas. Rizultádu (di kes intrivista la) revela un adapitason puzitivu di kes profesor la na Pedagojiâ di Dipos di Métudu, nomiádamenti na ses kapasidádi di sér otónumu i na perseson di ki ses formason di bázi kontribui mesmu pa kella.Kontudu, maiór dizafiu pa ses otonomiâ parse ma e kes konstranjimentu di naturéza institusional i organizacional. Kel li ta lebá-nu prupoi un rivizon
di Dipos di Métudu, ki ta rifliti sobri kel dimenson li.

Biografia do Autor

Luís Filipe Martins Rodrigues, Universidade de Santiago - Cabo Verde

Professor na Universidade de Santiago em Cabo Verde, onde também trabalha como Chefe do Departamento de Ciências da Educação, Filosofia e Letras, e como Coordenador do Mestrado em Português como Língua Segunda. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, var. est. Portugueses e Ingleses, pela Universidade de Coimbra e Mestre em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda, pela Universidade do Porto. Atualmente, frequenta o Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo.

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Publicado

12-07-2023

Como Citar

Rodrigues, L. F. M. . (2023). A Pedagogia do pós-método e a autonomia dos professores: o papel da formação inicial de professores de língua portuguesa em Cabo Verde: Pedagojiâ di Dipos di Métudu i Otonomiâ di Profesoris: Papel di Formason Inisial di Profesoris di Língua Purtuges na Káuberdi. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(2), 143–164. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1355

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Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações