Multiplicada Raízes, Dez Vezes Marataízes

Autores

Palavras-chave:

Marataízes, cidade, Sul do Espírito Santo, Pérola Sul Capixaba, lendas indígenas, Índia Ísis, bandeira, cores, abacaxi, sabor, aroma, Palácio das Águias, Barra de Itapemirim, Estação Ferroviária, cultura, turismo, praias, atrações turísticas, economia local, produção de abacaxi, cores, sabores, aromas, experiência única, cultura, belezas naturais.

Resumo

Marataízes é uma cidade localizada no Sul do Espírito Santo (Brasil), conhecida como a "Pérola Sul Capixaba". A cidade é caracterizada por lendas indígenas e pela reverência à Índia Ísis, figura mítica da tribo local. Marataízes possui uma bandeira com as cores amarelo, branco, preto e azul, simbolizando poder, bondade, tranquilidade e identidade, respectivamente. Entre seus pontos históricos, destaca-se o Palácio das Águias, em Barra de Itapemirim, e a antiga Estação Ferroviária. O município é reconhecido pela produção de abacaxi de alta qualidade, conhecido por seu sabor doce e aroma irresistível. A cultura local é rica em lendas e histórias, que encantam tanto os moradores quanto os visitantes. Marataízes é um destino turístico popular, especialmente durante o verão, devido às suas belas praias e atrações turísticas. Além disso, a cidade se destaca nacional e internacionalmente na produção de abacaxi, contribuindo para a economia local. A combinação de cores, sabores e aromas de Marataízes cria uma experiência única para os visitantes, tornando-a um destino atrativo para aqueles que buscam conhecer a cultura e desfrutar das belezas naturais da região.

Biografia do Autor

Marcelo Calderari Miguel, Universidade Federal do Espírito Santo, Campus Goiabeiras, Brasil

Arquivista e Administrador pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFES) - Linha 2 - Memória, Representação e Informação; Especialista em Educação Científica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq - DGP Reg. Nº: 8448/2017) Tabularium - Políticas de Arquivos: Observatório no Estado do Espírito Santo; desenvolvendo estudos empíricos e teóricos quanto à política, gestão, memória, patrimônio e preservação de documentos arquivísticos no Estado do Espírito Santo, nos variados suportes, nos arquivos públicos e privados. Pesquisador no Núcleo de Pesquisa do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha.

Referências

MIGUEL, Marcelo Calderari. Multiplicada Raízes, Dez Vezes Marataízes. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. São Francisco do Conde (BA), vol.3, nº2, p.237-244, jul./dez. 2023.

Downloads

Publicado

12-07-2023

Como Citar

Calderari Miguel, M. (2023). Multiplicada Raízes, Dez Vezes Marataízes. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(2), 237–244. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1340

Edição

Seção

Seção III - Poesias, Letras, canções tradicionais, oratura