A criação do primeiro Dicionário da Língua Gestual Guineense, um desafio linguístico

Autores

  • Lucas Augusto Cabi Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - Brasil
  • Alexandre António Timbane Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Resumo

Eu chamo-me Lucas Augusto Cabi, estudante de curso de Letras Língua portuguesa na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus dos Malês, Bahia. Junto com prof. Dr. Alexandre António Timbane da mesma instituição e editor da revista Njinga & Sepé realizamos uma entrevista. Entrevistamos as autoras do Dicionários da língua gestual guineense. Trata-se da professora Marta Morgado e Mariana Martini. Trata-se de um dicionário produzido em 2007 e a outra em 2017. A Guiné-Bissau tem algumas escolas que atendem surdos. A Guiné-Bissau é um país com cerca de 20 línguas étnicas de acordo com Couto e Embaló (2010). Somando essas línguas, os autores não mencionaram as línguas de sinais falada pela comunidade surda do país. A senhoras Mariane Martins e a Senhora Marta Morgado, nos falaram um pouco da ideia de construção do dicionário da língua gestual guineense e das formas como os surdos são tratados na Guiné-Bissau. A Marta e a Mariane são portuguesas. A senhora Mariane Martins é linguista de formação e especialista em língua gestual, A Marta é professora de surdos. Martins e Morgado acreditaram que esse dicionário vai ajudar ainda mais surdos e os ouvinte que querem conhecer a língua gestual guineense.  Ainda falaram que a língua gestual guineense este é uma língua crescente e com uma comunidade surda fortíssima e vibrante.

Biografia do Autor

Lucas Augusto Cabi, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - Brasil

Graduando no Curso de Letras-Língua Portuguesa na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras, Campus dos Malês, Bahia, membro do Grupo de pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimento, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global, membro de grupo de pesquisa GELCLA e membro de grupo de pesquisa Tumoxi-Firkidja, membro de grupo de pesquisa Educação Literária antirracista do campus dos Malês (EDULILA Malês-UNILAB/CNPq).

Alexandre António Timbane, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutor em Linguistica e Língua Portuguesa. 

Referências

CABI, Lucas Augusto; TIMBANE, Alexandre António. A criação do primeiro Dicionário da Língua Gestual Guineense, um desafio linguístico. (Entrevista). Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. São Francisco do Conde (BA), vol.3, nº Especial I, p.403-415, mai. 2023.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Como Citar

Cabi, L. A., & Timbane, A. A. (2023). A criação do primeiro Dicionário da Língua Gestual Guineense, um desafio linguístico . NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(Especial I), 403–415. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1298

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>