Análise do impacto da transformação digital no setor da educação: um olhar sobre instituições de ensino superior em Moçambique

Autores

  • Ocacio Manuel Fernando Universidade Católica de Moçambique, Moçambique
  • Bruno F. Gonçalves Universidade do Minho - Portugal

Palavras-chave:

Educação, Aprtendizagem, Transformação digital, Tecnologias

Resumo

A transformação digital tem sido uma realidade cada vez mais presente na sociedade, e vem impactando diversos setores, incluindo a educação. No contexto de Moçambique, com a adoção de tecnologias digitais, é possível proporcionar novas formas de aprendizado e ensino, tornando o processo educacional mais dinâmico e eficiente, e é importante analisar os impactos dessa transformação no ensino superior. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar o impacto da transformação digital no sector da educação concretamente no ensino superior em Moçambique. O estudo foi construída através de uma reflexiva teórica da revisão da literatura. Por tanto esta pesquisa, será baseado numa pesquisa bibliográfica, com sustentação teórica apoiada por modelos de natureza teórica que ilustram os conteúdos do tema em apreciação. Sendo assim pode se afirmar que a transformação digital tem trazido impactos significativos no setor da educação, proporcionando novas formas de aprendizado e ensino. Os resultados deste estudo indicam que a implementação de tecnologias digitais na educação tem um impacto positivo na qualidade da educação e na gestão institucional em instituições de ensino superior em Moçambique. No entanto, é importante destacar a necessidade de superar os desafios relacionados à infraestrutura e à inclusão digital para garantir que todos os estudantes e professores possam se beneficiar dessas tecnologias.

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Shanduko yedhijitari yave kuramba ichiitika munharaunda, uye yave kukanganisa zvikamu zvakati wandei, kusanganisira dzidzo. Mumamiriro ezvinhu eMozambique, nekutora matekinoroji edhijitari, zvinokwanisika kupa maitiro matsva ekudzidza nekudzidzisa, zvichiita kuti chirongwa chedzidzo chiwedzere kusimba uye chinoshanda, uye zvakakosha kuongorora zvinokonzeresa shanduko iyi padzidzo yepamusoro. Muchirevo chechinyorwa chino, chinyorwa ichi chine chinangwa chekuongorora maitiro eshanduko yedhijitari pachikamu chedzidzo, kunyanya padzidzo yepamusoro muMozambique. Chidzidzo chacho chakavakwa kuburikidza nekufungidzira kwezvinyorwa zvekuongorora mabhuku. Naizvozvo, tsvakiridzo iyi ichabva patsvakiridzo yebhaibheri, nerutsigiro rwedzidziso rwunotsigirwa nemienzaniso yechimiro chedzidziso inotaridza zviri mukati mechidzidzo chiri kutariswa. Naizvozvo, zvinogona kutaurwa kuti shanduko yedhijitari yakaunza zvakakosha pachikamu chedzidzo, ichipa nzira nyowani dzekudzidza nekudzidzisa. Zvakabuda muongororo iyi zvinoratidza kuti kuitwa kweruzivo rwemadhijitari mudzidzo kune zvakunoita pamhando yedzidzo nehutungamiriri hwezvikoro muzvikoro zvepamusoro muMozambique. Nekudaro, zvakakosha kuratidza kukosha kwekukunda matambudziko ane chekuita nezvivakwa uye kubatanidzwa kwedhijitari kuona kuti vadzidzi vese nevadzidzisi vanogona kubatsirwa kubva kune aya matekinoroji.

Biografia do Autor

Ocacio Manuel Fernando, Universidade Católica de Moçambique, Moçambique

Doutorando em Ciências da Comunicação com especialização em Marketing na Universidade católica de Moçambique - Faculdade de Educação Comunicação da Universidade Católica de Moçambique, Mestre em Administração e Gestão de Negócios pela UCM - Faculdade de Ciências Sociais e Políticas, Licenciado em Economia e Gestão pela UCM - Faculdade de Economia e Gestão. Exerce a função de Gestor do centro de recursos de Gurúè do Instituto de Educação - UCM, Membro do conselho Científico da Universidade Católica de Moçambique - Extensão de Gurúè. Orienta trabalhos investigativos dos ciclos de estudo de mestrado e Licenciatura. Dedica-se à investigação científica em vários domínios de atuação relacionados com a economia, gestão, comunicação e marketing e educação

Bruno F. Gonçalves, Universidade do Minho - Portugal

Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Minho, Instituto de Educação

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Publicado

12-07-2023

Como Citar

Fernando, O. M., & Gonçalves, B. F. . (2023). Análise do impacto da transformação digital no setor da educação: um olhar sobre instituições de ensino superior em Moçambique. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(2), 302–316. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1279