Os desafios políticos para o desenvolvimento do Ensino Técnico Básico e Médio na Província da Zambézia

Makatxamiho a mwelaponi veri wa okhomala sa Iskola innahusiha olapa miteko, wa eprovinsia yoZambezia

Autores

  • Adolfo Alexandre Universidade Católica de Moçambique -Extensão de Gúruè- Moçambique

Palavras-chave:

Desafios, Políticos, Ensino Técnico, Desenvolvimento

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar e compreender as consequências das políticas educativas do ensino técnico profissional para a província da Zambézia. A questão central surge na medida em que hoje em dia em Moçambique nota-se a evolução do ensino secundário geral, diferentemente do ensino técnico, bem como a repercussão social e ideológica deste ensino. Isto Parece-nos que a política do governo na educação centra-se em ensinar o cidadão a ler e escrever e não a saber fazer. Na província, apesar dos investimentos e a atribuição de prioridade pelo governo, nota-se pouca procura pelo ensino técnico. A questão é saber Quais são as estratégias políticas do governo nacional e provincial no que tange a educação do ensino técnico profissional na província da Zambézia? O interesse do tema torna-se relevante visto que o ensino Técnico profissional na Província da Zambézia podia contribuir mais para o Desenvolvimento Local. Tal fato levou-nos a reconhecer que, às políticas em relação ao ensino técnico são desenhadas a nível nacional, e as direções provinciais recebem os planos e fazem cumprir mas não fazem esforços para adaptar os planos à realidade da província.

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Olakela wa masu arempwe mu ori osuwela ni wupuwelela mathanlelo a governu ahu veri wa iskola seiho innahusiha miteko nitho wona makhalelo anakhumelela n’mathanleloni mwemmo. Mupuwelo ene yala anapatxherya mwa nthowa na wi, mahiku ahu yala, iskola secundaria metxhelo’ya annakhomala, ohiya iskola seiha innalotxahu, onahusiwamu miteko, tiwi iskola teknika. Mwa yela, mutxhu onona wi enapwana wi govern’ahu onnopuwela wahusiha atxhu walakhana ni okontara, ahipwathxaka wahusiha olapa nari opaka miteko. Mwa nthowa na yelatho, oZambesia wenno anaskola antxene anathanla iskola secundaria ethanyaka iskola onahusihiwamo miteko sohianahiana. Mupuwelo yala othene, annatannya, nikoheryo nla:  Mupuwelo tani nari ephaka tani, governo a elapo yo Mosambique nari ya eProvinsia yela yoZambesia onupuwelaye veri wa iskola seiha inahusiha olapa miteko? Txiri okhomala wa iskola seiha innahusiha miteko sahawela oruhwa okhomalatho wa elapo yela yoZambesia, tiva into innukhuwahu. Womaliherani wa mahusiho ahu, onnoneyavo wi malamulo othene a iskola seiha innahusiha miteko inarwa veri wa governo a elapo yothene yoMosambique, ohalakavo wi asitokwene a eprovinsia yoZambesia yone makhalelo’ene a otaphulela ikano seiha veri wa makhalelo  ni merelo a epovinsia yela.

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Biografia do Autor

Adolfo Alexandre, Universidade Católica de Moçambique -Extensão de Gúruè- Moçambique

Docente da Universidade Católica de Moçambique- Extensão de Gurué, Curso de Ciencias Politicas, Governação e Relações Internacionais, especialização em Geopolítica e GeoEstratégia.

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

Alexandre, A. (2023). Os desafios políticos para o desenvolvimento do Ensino Técnico Básico e Médio na Província da Zambézia: Makatxamiho a mwelaponi veri wa okhomala sa Iskola innahusiha olapa miteko, wa eprovinsia yoZambezia. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 3(Especial I), 35–49. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1261