Experiência de supervisão de estágio pedagógico na formação inicial de professores em Luanda

M´samu nkubumunu muna “nzila zi ndongusulu zi mbembo cimputu muna ndongusulu cikaka ci mwali”

Autores

  • Tomé Arlindo Sungo Sábala Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda - Angola

Palavras-chave:

Relatório de supervisão, Supervisão pedagógica, Formação de professores

Resumo

Este trabalho consiste na elaboração do relatório final de estágio pedagógico, que foi realizado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Secundário pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda. O estágio foi desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Formação de Quadros, que ocorreu no Magistério Mutu-Ya-Kevela, entre os meses de Novembro de 2021 e Abril de 2022, cujo objetivo foi o de supervisionar de 4 a 6 estudantes estagiários da turma do 4.º ano do Curso de Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa – Edição 2021-2022, no intuito de os levar a integrarem-se na vida profissional de forma progressiva e orientada. O trabalho até aqui desenvolvido permitiu-nos concluir que a supervisão e orientação da prática pedagógica é uma atividade necessária, visto que auxilia o futuro professor a integrar-se na prática pedagógica, tornando-se, assim, num profissional reflexivo e aberto à inovação. 

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Isalu benyaci cizili muna nsulikisu m´samu nkubumunu muna “Nzila zi ndongusulu zi mbembo cimputu muna ndongusulu cikaka ci mwali”, ibeeli kuna Magistério Mutu-Ya-Kevela – Luanda, muna zi ngoonde zi kuntuka lusongo mu nvu 2021 ay Ndoolo Nkazi mu 2022, muna vungu ci Ndyasulu Nsi muna Ndongusulu Ibangu lyela. Iswisi ci m´cinza ci nkubumunu benyai ci sunguemene muna ono wilongukwa ku kenguilila bana m´longoso ba ná (4) voti baba sambwanu (6) muna Nkonga nvú usiinu mu ulongukwa ku ndongusulu ntonunu imi m´longusu, muna mayindu bana m´longoso ba kota muna ziingu ci isalu muna mpila ndyatusulu ay ndonzukulu. Isalu benyaci civangimisi ate avava, civangizi befu zaaba ti nkengululu ai nsulikisu m’samu nkubumunu muna isangala ci ndongusulu isafu ci fwenengene, muna tala ti isazi ci yunduka ay uwala malyela, unsalisanga unkaka, muna nkengululu, ununga, ukala buna, isazi ci lebakana ay ci kubana muna bimoona.

Biografia do Autor

Tomé Arlindo Sungo Sábala, Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda - Angola

Mestre em Ciências da Educação, Opção Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Secundário, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda, em parceria com o Instituto da Educação da Universidade do Minho, Braga-Portugal

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Publicado

29-05-2023

Como Citar

Sábala, T. A. S. (2023). Experiência de supervisão de estágio pedagógico na formação inicial de professores em Luanda: M´samu nkubumunu muna “nzila zi ndongusulu zi mbembo cimputu muna ndongusulu cikaka ci mwali”. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(Especial I), 108–121. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1215