O contributo dos programas de iniciação científica para a pesquisa dos estudantes do ensino superior em Moçambique (2016 -2021)
The contribution of scientific initiation programs to research by higher education students in Mozambique (2016 -2021)
Palavras-chave:
Iniciação Científica, Pesquisa, Estudantes, Ensino SuperiorResumo
O objetivo deste estudo foi analisar o Contributo dos Programas de Iniciação Científica para a Pesquisa dos Estudantes do Ensino Superior em Moçambique no período de 2016 a 2021. Trata-se de uma pesquisa mista, centrada no estudo exploratório. Foram dirigidas entrevistas semi-estruturadas por Google Form a vinte (20) participantes, dos quais, doze (12) estudantes bolseiros dos Programas de Iniciação Científica seis (6) orientadores e dois (02) gestores das Instituições de Ensino Superior. A sistematização e interpretação de dados foi feita com recurso à técnica de análise de conteúdo, baseada nos seguintes indicadores: (i) Expectativas na inserção em atividades de Iniciação Científica; (ii) Benefícios dos Programas de Iniciação Científica; (iii) Resultados dos Programas de Iniciação Científica para a pesquisa dos estudantes do ensino superior em Moçambique e; (iv) Sugestões para o maior contributo dos Programas de Iniciação Científica. Os resultados do estudo mostram que a Iniciação Científica contribuiu na conclusão dos trabalhos de culminação do curso dos estudantes bolseiros em tempo útil, com melhor aproveitamento e qualidade esperada; oferece conhecimentos científicos, criatividade e autonomia para a realização de pesquisas na sua área acadêmica e profissional. Para os orientadores, a participação de estudantes em Programas de Iniciação Científica, impulsionou uma atitude crítica e paixão pela pesquisa, fácil ingresso e integração dos mesmos nos níveis de pós-graduação; permitiu a participação em eventos científicos nacionais e internacionais e a publicação de artigos científicos em revistas internacionalmente reconhecidas. As Instituições de Ensino Superior precisam de introduzir, internamente, os Programas de Iniciação Científica e; é de extrema importância que o Governo continue a oferecer as Bolsas de Iniciação Científica, envolvendo mais estudantes. Diante destes resultados, conclui-se que, os Programas de Iniciação Científica contribuem para a pesquisa dos estudantes do Ensino Superior na pesquisa em Moçambique.
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The objective of this study was to analyze the research of Scientific Initiation Programs for Higher Education students in Mozambique from 2016 to 2021. It is a mixed, focused on an exploratory study. Semi-structured interviews were conducted using Google Form with seventeen (20) participants, of which twelve (12) scholarship students from Scientific Initiation Programs, six (6) advisors and two (02) managers of Higher Education Institutions. The systematization and interpretation of data was made using the technique of content analysis, based on the indicators: (i) Expectations in the insertion in Scientific Initiation activities; (ii) Benefits of Scientific Initiation Programs; (iii) Results of Scientific Initiation Programs for Research by Higher Education Students in Mozambique and; (iv) Suggestions for the biggest contributor to Scientific Initiation Programs. The results of the study show that the completion of the scholarship students' culmination studies was carried out with the completion of the culmination studies, better performance and quality in good time; professional scientific knowledge, creativity and autonomy to carry out research in their academic area. For instructors, the participation of students in Scientific Initiation Programs stimulated a critical attitude and passion for research, admission and integration of the same at the postgraduate levels; anonymous to national and international scientific events and the publication of scientific articles in internationally recognized journals. Higher Education Institutions need to internally anticipate the Scientific and Scientific Programs; It is extremely important that the Government continues to offer Scientific Initiation Scholarships to more students. In view of these results, it is concluded that research on Scientific Initiation Programs contributes to the research of teaching students in Mozambique.
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