Cenas das vidas culturais indígena, afro-brasileira, africana e timorense em tempos contemporâneos
Resumo
Este dossiê reúne artigos que procuram apresentar à sociedade elementos compositores das cenas das vidas culturais indígena, afrobrasileira, africana e timorense em tempos contemporâneos. O dossiê é composto de textos articulares que reúne uma gama de temas que permitem um diálogo francamente transdisciplinar sobre a contemporaneidade dos povos de raiz indígena, afrobrasileira, africana e timorense, apontando um cenário diverso e revelador de modos de como esses povos lidam com os mais diversos desafios e avanços no desenvolvimento social, econômico, cultural, ambiental e educacional, e é nesse sentido que o presente dossiê intenta incidir, reunindo 24 artigos com abordagens, tendências e articulações metodológicas, históricas, epistemológicas, estéticas, hermenêuticas e contextos diversos discutindo os mais variados conjuntos de elementos que compõem o espaço onde as vidas humanas dos mais diversos povos que dão identidade e memória ao Brasil, à África e ao Timor Leste. Os textos articulam temas acadêmicos como literatura, filosofia, cultura, linguística, Sociologia, Direito; e apresentam cenários práticos que atualizam temas como processos de desenvolvimento humano, formação docente, processos de decolonização, enfrentamento à violência sexual de crianças, estudos de organizações festivas pretas na Amazônia, Saneamento básico em países da África, entre outros, colocando na agenda global das pesquisas contemporâneas os processos e trajetos, contextos e narrativas, arranjos institucionais e capacidades estatais, práticas e estratégias associadas ao desenvolvimento das sociedades humanas e as redefinições de seus comportamentos em relação ao meio ambiente, segurança alimentar, mudanças climáticas, democracia, cidadania, expondo questões urgentes como preconceitos, discriminações e intolerâncias frente às diferenças socioculturais; além de promover repensares sobre a relação entre diversidade e desigualdade que persistem em existir entre os povos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).