Tradução da Língua Portuguesa para a Língua Árabe do Texto sobre “ A Mulher R’batia”
Palavras-chave:
Mulher, R'batia, Árabe, MarrocosResumo
Entre as mulheres africanas, existe uma mulher que é do norte de África, do país Marrocos, precisamente da cidade de Rabat, que é a Mulher R’batia, em língua árabe é chamada Al Mar?a R’batia المَرْأَة الرّبَاطِيَة, por referência a cidade de Rabat. A Mulher R’batia caracteriza-se pelas suas costumes e tradições específicas que lhe dão uma certa identidade própria. A Mulher R’batia tem muitas características, entre elas: habilidosa, pouco dispendiosa, engenhosa, valoriza o seu cônjuge, mais cortês do que a cortesia, carinhosa, elegante, cuida com os códigos da etiqueta, mimada, inteligente e criativa, limpa, confiante em si mesma, resiste às condições difíceis da vida. A Mulher R’batia é uma escola da vida, mãe de muitas gerações, que se adequa com as palavras do poeta egipcio Hafed Ibrahim (1872-1932), que designa a mulher mãe uma escola, se você a prepara bem, dando-lhe uma boa educação, vai preparar um povo civilizado e muito bem educado para o futuro.
Downloads
Referências
Tadlaoui, Nadia. Textos poéticos, in Colectânea de Poesia, IDARIOS 3, as palavras rios de tantas águas. Portugal: Edição A Chama, 2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).