Cenário Festivo Afroamazônida Brasileiro: a Folia de São Benedito na Comunidade Quilombola Silêncio em Óbidos-Pará

Brazilian Afro-Amazonian Festive Scenario: the Folia de São Benedito in the Silêncio Quilombola Community in Óbidos-Pará

Autores

  • Elian Karine Serrão Da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará -Brasil https://orcid.org/0000-0002-3332-359X
  • Itamar Rodrigues Paulino Universidade Federal do Oeste do Pará

Palavras-chave:

Cultura, Identidade, Folia, Quilombo

Resumo

Em diversas comunidades afroamazônidas, há fatores originários do continente africano, que se recompuseram e ganharam novos acessórios durante processos de adaptação desses povos que chegaram à Amazônia no período escravocrata brasileiro. Os cenários culturais das comunidades remanescentes de quilombos na Amazônia podem ser apresentados a partir da relação entre cultura, identidade e memória, temas importantes para o registro e incentivo à preservação das performances culturais afrodescendentes. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar uma dessas performances que ocorre na Comunidade Remanescente de Quilombo Silêncio, no município de Óbidos, que fica no estado do Pará, e, assim, contribuir para o registro e preservação desta cultura. A pesquisa foi desenvolvida em três momentos. Primeiramente, realizamos o levantamento bibliográfico e o aprofundamento do referencial teórico. Em seguida, a pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas, aplicadas as oito pessoas mais idosas da comunidade. E no terceiro momento, realizamos a transcrição das entrevistas e a análise dos dados à luz da historiografia da Amazônia. Nas falas dos comunitários, as festas de folia de santo foram as lembranças mais recorrentes, especificamente, a festa de São Benedito. A Folia de São Benedito é uma manifestação identitária e memorial de um povo que desde sua chegada ao Baixo Amazonas, no século XVIII, tem buscado fortalecer sua cultura na relação com as culturas dos povos originários e dos colonizadores, bem como, com a floresta; e cujas expressões são fortalecidas a partir da luta pelo reconhecimento de sua herança afro-brasileira.

Biografia do Autor

Elian Karine Serrão Da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará -Brasil

Mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), é membro do Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia (PROEXT-CIMA), do Centro de Formação Interdisciplinar, da UFOPA.

Itamar Rodrigues Paulino, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Teorias Literárias pela Universidade de Brasília (UnB), é professor e pesquisador na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) e do Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia (PROEXT-CIMA), do Centro de Formação Interdisciplinar da UFOPA.

Referências

AZEVEDO, Idaliana M (Org.). Puxirum: memória dos negros do oeste do paraense. Belém, IAP, 2002.

CANTO, Sidney Augusto. Crônicas Pauxis. Santarém, Tiagão, 2012.

COELHO, William. Congada de São Benedito de Cunha-SP: um passeio por suas raízes e sua música. São Paulo, PPGM/ECA/USP, 2016. 134p. Universidade de São Paulo. São Paulo. Dissertação de Mestrado.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Tradução de Rogério Fernandes. São Paulo, Martins Fontes, 1992.

FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Portaria FCP nº 57, de 31/03/2022, publicada no DOU de 31/03/2022. 2022. Disponível em: https://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2015/07/tabela-crq-completa-certificadas-22-08-2022.xlsx Acesso em 10.10.22.

FUNES, Eurípedes. “Nasci nas matas, nunca tive senhor”: história e memória dos mocambos do Baixo Amazonas. 1995. 456p. Departamento de História-FFLCH-USP. Universidade de São Paulo. São Paulo. Tese de doutorado.São Paulo.

GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e Quilombos: uma História do Campesinato Negro no Brasil. São Paulo, Claro Enigma, 2015.

MARIANI, Myriam Evelyse. African Influences in Brazilian Dance. Em: ASANTE, Kariamu Welsh (Org). African Dance: An Artistic, Historical and Philosophical Inquiry. Asmara (Eritreia), AWP, 2002. Pp. 79-97.

MATTOS, Regiane Augusto de. História da Cultura afro-brasileira. São Paulo, Contexto, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. Projeto História. São Paulo: PUC, n. 10, pp. 07-28, dez./1993.

OLIVEIRA, Anderson J. Machado. Devoção e identidades: significados do culto de Santo Elesbão e Santa Efigênia no Rio de Janeiro e nas Minas Gerais no Setecentos. Em: Revista Topoi, Rio de Janeiro. v. 7, n. 12, jan/jun. 2006, pp. 60-115.

PAULINO, Itamar Rodrigues. Encontro das Folias De Santo: Bênção à Cidade Presépio. Em: Obidos.net Sessão Artigos. Artigo 3, n.p. Julho/2016. Disponível em http://www.obidos.net.br/index.php/artigos/485-a-bisneta Acessado em 12.06.2022.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira. “Relatos orais: do ‘indizível’ ao ‘dizível’”. Em: Ciência e Cultura. São Paulo. 39(3): 272-286, 1987. SANTOS, José L. O que é cultura. Col. Primeiros passos. São Paulo, Brasiliense, 1983.

TEIXEIRA, Lygia Conceição L. Marambiré: O negro no folclore paraense. Belém; Secult; FCPTN, 1989.

THOMPSON, Paul. A voz do passado. São Paulo, Paz e Terra, 1992.

VIEIRA, Daniel Hudson Carvalho. Folia de São Benedito: um estudo de mudança em uma manifestação religiosa na comunidade do Silêncio do Matá-Óbidos (PA). 2008. 124p, Belém, PPGCS/IFCH/UFPA. Universidade Federal do Pará. Dissertação de Mestrado.

VIEIRA, Edithe Carvalho. Amazônia: contos, lendas, ritos e mitos. Belém, Instituto de Artes do Pará (IAP), 2010.

Downloads

Publicado

02-01-2023

Como Citar

Da Silva, E. K. S., & Paulino, I. R. . (2023). Cenário Festivo Afroamazônida Brasileiro: a Folia de São Benedito na Comunidade Quilombola Silêncio em Óbidos-Pará: Brazilian Afro-Amazonian Festive Scenario: the Folia de São Benedito in the Silêncio Quilombola Community in Óbidos-Pará. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 3(1), 72–91. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1094