16.Políticas públicas para pessoas com deficiência na Guiné-Bissau

Pulitikas publikas pa djintis ku tene difisiensia na Guiné Bissau

Autores

  • Jailson Carlos Nanque Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Políticas públicas, Guiné Bissau

Resumo

O presente trabalho trata se sobre políticas públicas para pessoas com deficiência na Guiné Bissau. O artigo visa discutir sobre a integração social dos deficientes de forma geral, com ênfase no caso da Guiné Bissau, buscando assim entender como se dá a materialização dessa política no País como forma de inserir os deficientes na vida social. O texto objetiva se em buscar entender como é que os deficientes acessam as escolas públicas e privadas e assim como os transportes públicos no País, e compreender como é que a sociedade lida com pessoas com deficiência face às oportunidades sociais que aparecem. Trata se duma pesquisa de caráter bibliográfico e documental no qual foram coletados diversos artigos, teses, e demais documentos para o seu efeito. Conclui se que, a ausência do estado face a combate à discriminação social tem contribuído bastante para o isolamento dos deficientes na Guiné Bissau, esse silencio do estado motivou a sociedade a carregar mais preconceito e discriminação contra os deficientes sobretudo, no que se refere ao acesso as escolas e transportes públicos. Na mesma linha, observa se que, a vivência ou a integração das pessoas com deficiência dentro da sociedade guineense ainda é pouco visto, sendo que, ausência da participação social destes no que toca aos processos políticos tem facilitado em muitas ocasiões a aprovação e implantação de leis que não atendem com eficácia a demanda desejada destas pessoas dentro da sociedade. Na mesma ótica, percebe se que, o acesso a escola e assim como aos transportes públicos para os deficientes guineenses é o mais difícil de tudo, ou seja, quer escolas assim como os transportes, ambos não possuem condições que atendem com eficiência as demandas dos deficientes, o que tem afastado muitos deficientes longe da sociedade e assim como no acesso a esses meios.

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Resumu: Es tarbadju na trata sobri pulitikas publikas pa djintis ku tene difisiensia na Guiné Bissau. Artigu misti diskuti sobri manera di sta na sosiedadi pa djintis ku tene difisiensia di forma geral, mas ku sintidu na kasu di Guiné Bissau, suma manera di ntindi ke ku stadu ta fasi pa pudi pirmiti difisientis pa e sta dentru di tudu kusas di sosiedadi. Tarbadju tene suma odjetivu busca sibi kuma ku djintis ku tene difisiensia ta bai skola di stadu ku privadus na Guiné Bissau, suma tanbi kuma ke ta konsigui nbarka na karus, tanbi ku es tarbadju no misti sibi kuma djintis ta odja difisientis dianti di opurtunidadis di tarbadju ku ta aparesi. Ina trata di um tarbadju di piskisa bibliografiku ku dukumental nunde ku no djunta manga di utrus tarbadjus pa no pudi fasil. No konklui kuma falta di stadu dianti di konbati pa ka djintis ku tene difisiensia bata tratadu mal i kontribui na pui djintis ku tene difisiensia lundju di sosiedadi suma tambi lundju di skola ku transporti na no tera. Asin i ta odjadu kuma forma ku djintis ku tene difisiensia ta vivi na no tera ika muitu bonitu pabia djintis ta odja elis mal, pabia na Guiné Bissau djintis ku tene difisiensia ka ta odjadu na pulitika nin na tomada di disison. Tene difisiensia na Guiné i difícil pabia bu ka ta konsigui pudu na skola i nin tanbi djintis ka ta seta djudau pabu nbarka dritu na karus.

Biografia do Autor

Jailson Carlos Nanque, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Formando em administração pública pela UNILAB. Membro e professor de francês no Instituto de Línguas da UNILAB. Foi professor de conversação pelo Projeto Good Morning Bonjour, coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre  A. Timbane.

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Publicado

18-09-2022

Como Citar

Nanque, J. C. (2022). 16.Políticas públicas para pessoas com deficiência na Guiné-Bissau: Pulitikas publikas pa djintis ku tene difisiensia na Guiné Bissau. NJINGA E SEPÉ: Revista Internacional De Culturas, Línguas Africanas E Brasileiras, 2(2), 263–284. Recuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1062

Edição

Seção

Seção IV - Relatos de Experiências, Fotos, Receitas, Tradições e ritos