13.Educação à distância no ensino superior: a função docente e seu impacto no processo de ensino- aprendizagem
Dzidzo yekure mudzidzo yepamusoro: basa rekudzidzisa uye zvarinoita panzira yekudzidzisa-kudzidza mudzidzo yedaro
Palavras-chave:
Educação a Distância, Formação Docente, Processo de Ensino- aprendizagemResumo
Na era do conhecimento, onde as informações se espalham rapidamente pelo mundo, os recursos de TIC estão sendo inovados a cada dia. Portanto, a EAD torna-se o modelo de ensino mais adequado na sociedade contemporânea, pois considera a formalização da educação por meio da prática reflexiva, da aprendizagem colaborativa e da construção autónoma razoes que fez o estudo titulado, Educação a distância no ensino superior: a função docente e seu impacto no processo de ensino- aprendizagem em EaD e objectiva-se em apresentar a função dos professores/tutores em um modelo remoto, enfatizando a reflexão de suas práticas docentes na formação académica, profissional e pessoal dos alunos. Para isso, baseou-se na abordagem qualitativa com enfoque bibliográfico de cunho descritivo respondendo a hipótese de que, a formação dos profissionais docentes deve atender às necessidades educacionais actuais, e os professores precisam reexaminem-se. Os resultados apontam que a prática e a adaptação dos métodos de educação formal vão além do modelo tradicional de ensino presencial, pois requer a interacção e mediação de informações, recursos das TIC e trabalho com equipes multidisciplinares para a elaboração dos cursos. Todavia, o maior desafio pedagógico na educação a distância é alinhar-se ao processo de interacção e mediação, por meio de abordagens criativas e abertas, desafiadoras e estimulantes, reflexivas e construtivas, em uma formação que expresse o “saber e fazer”, ou seja, a interacção reflexiva.
***
Pfupiso (shona):Munguva yeruzivo, uko ruzivo rwunopararira nekukurumidza pasi rose, zviwanikwa zveICT zviri kuvandudzwa zuva rega rega. Naizvozvo, EAD inova ndiyo yakanyatso kudzidzisa modhi munharaunda yemazuva ano, sezvo ichifunga kugadzirwa kwedzidzo kuburikidza nekuratidzira, kudzidza pamwe chete uye kuzvimiririra kuvaka zvikonzero zvakaita kuti chidzidzo ichi chive nemusoro wekuti, Dzidzo Yekure muDzidzo yepamusoro: basa rekudzidzisa uye zvarinoita pa nzira yekudzidzisa-yekudzidza mudzidzo yedaro uye ine chinangwa chekupa basa revadzidzisi/vaperekedzi mumuenzaniso uri kure, ichisimbisa kuratidzwa kwemaitiro avo ekudzidzisa mudzidzo, hunyanzvi uye kudzidziswa kwevadzidzi. Nokuda kweizvi, zvaive zvichibva pamaitiro ehutano ane nzira inotsanangurwa yebhaibheri, kupindura kune pfungwa yokuti kudzidziswa kwevadzidzisi vekudzidzisa kunofanira kuzadzisa zvido zvedzidzo zvezvino, uye vadzidzisi vanofanira kuzviongorora zvakare. Mhedzisiro yacho inoratidza kuti maitiro uye kuchinjika kwemaitiro edzidzo nzira dzinopfuura nzira yechinyakare yekudzidzisa mukirasi, sezvo ichida kudyidzana nekuyananisa ruzivo, zviwanikwa zveICT uye kushanda nezvikwata zvakasiyana-siyana zvekuvandudza makosi. Nekudaro, dambudziko rakakura rekudzidzisa mudzidzo yedaro nderekuzvibatanidza nemaitiro ekudyidzana nekuyananisa, kuburikidza nekugadzira uye yakavhurika, inonetsa uye inosimudzira, inotarisisa uye inovaka maitiro, mukudzidziswa kunoratidza "kuziva nekuita", kana izvo, kupindirana kwereflexive.
Downloads
Referências
Behar, P. (2009). Modelos pedagógicos em educação à distância. Porto Alegre: Artmed,
Bortolozzo, A. R. S. (2009). Quem é e o que faz o professor-tutor. In: IX Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Curitiba, 2009. Disponível em:http://www.portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/ead/ana.pdf . Acesso em: 20 ago. 2022.
Carvalho, A. B. (2007). Os Múltiplos Papéis do Professor em Educação a Distância: Uma Abordagem Centrada na Aprendizagem In: 18° Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste – EPENN.
Corrêa, J. (2007). Educação à distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed,
Dias, R.A; Leite, L. S. (2010). Educação à distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis: Vozes.
Litto, F; Formiga, M. (2009). Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Souza, A. R.; Sartori A. S; Roesler, J. (2008). Mediação pedagógica na educação à distância: entre enunciados teóricos e práticas construídas. Revista Diálogo Educativo, Curitiba, vol. 8, nº 24, p. 327-339.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).