13.Educação à distância no ensino superior: a função docente e seu impacto no processo de ensino- aprendizagem

Dzidzo yekure mudzidzo yepamusoro: basa rekudzidzisa uye zvarinoita panzira yekudzidzisa-kudzidza mudzidzo yedaro

Autores

  • Lucinda Oliveira Paulino Universidade Católica de Moçambique
  • André Fernando Vahala Universidade Católica de Moçambique

Palavras-chave:

Educação a Distância, Formação Docente, Processo de Ensino- aprendizagem

Resumo

Na era do conhecimento, onde as informações se espalham rapidamente pelo mundo, os recursos de TIC estão sendo inovados a cada dia. Portanto, a EAD torna-se o modelo de ensino mais adequado na sociedade contemporânea, pois considera a formalização da educação por meio da prática reflexiva, da aprendizagem colaborativa e da construção autónoma razoes que fez o estudo titulado, Educação a distância no ensino superior: a função docente e seu impacto no processo de ensino- aprendizagem em EaD e objectiva-se em apresentar a função dos professores/tutores em um modelo remoto, enfatizando a reflexão de suas práticas docentes na formação académica, profissional e pessoal dos alunos. Para isso, baseou-se na abordagem qualitativa com enfoque bibliográfico de cunho descritivo respondendo a hipótese de que, a formação dos profissionais docentes deve atender às necessidades educacionais actuais, e os professores precisam reexaminem-se. Os resultados apontam que a prática e a adaptação dos métodos de educação formal vão além do modelo tradicional de ensino presencial, pois requer a interacção e mediação de informações, recursos das TIC e trabalho com equipes multidisciplinares para a elaboração dos cursos. Todavia, o maior desafio pedagógico na educação a distância é alinhar-se ao processo de interacção e mediação, por meio de abordagens criativas e abertas, desafiadoras e estimulantes, reflexivas e construtivas, em uma formação que expresse o “saber e fazer”, ou seja, a interacção reflexiva.

***

Pfupiso (shona):Munguva yeruzivo, uko ruzivo rwunopararira nekukurumidza pasi rose, zviwanikwa zveICT zviri kuvandudzwa zuva rega rega. Naizvozvo, EAD inova ndiyo yakanyatso kudzidzisa modhi munharaunda yemazuva ano, sezvo ichifunga kugadzirwa kwedzidzo kuburikidza nekuratidzira, kudzidza pamwe chete uye kuzvimiririra kuvaka zvikonzero zvakaita kuti chidzidzo ichi chive nemusoro wekuti, Dzidzo Yekure muDzidzo yepamusoro: basa rekudzidzisa uye zvarinoita pa nzira yekudzidzisa-yekudzidza mudzidzo yedaro uye ine chinangwa chekupa basa revadzidzisi/vaperekedzi mumuenzaniso uri kure, ichisimbisa kuratidzwa kwemaitiro avo ekudzidzisa mudzidzo, hunyanzvi uye kudzidziswa kwevadzidzi. Nokuda kweizvi, zvaive zvichibva pamaitiro ehutano ane nzira inotsanangurwa yebhaibheri, kupindura kune pfungwa yokuti kudzidziswa kwevadzidzisi vekudzidzisa kunofanira kuzadzisa zvido zvedzidzo zvezvino, uye vadzidzisi vanofanira kuzviongorora zvakare. Mhedzisiro yacho inoratidza kuti maitiro uye kuchinjika kwemaitiro edzidzo nzira dzinopfuura nzira yechinyakare yekudzidzisa mukirasi, sezvo ichida kudyidzana nekuyananisa ruzivo, zviwanikwa zveICT uye kushanda nezvikwata zvakasiyana-siyana zvekuvandudza makosi. Nekudaro, dambudziko rakakura rekudzidzisa mudzidzo yedaro nderekuzvibatanidza nemaitiro ekudyidzana nekuyananisa, kuburikidza nekugadzira uye yakavhurika, inonetsa uye inosimudzira, inotarisisa uye inovaka maitiro, mukudzidziswa kunoratidza "kuziva nekuita", kana izvo, kupindirana kwereflexive.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucinda Oliveira Paulino, Universidade Católica de Moçambique

Licenciada em Planificação Administração educacional, Mestra em Desenvolvimento Economico e Local, Doutoranda em Inovações Educativas

André Fernando Vahala, Universidade Católica de Moçambique

Licenciado em Administração Publica, mestre em Psicopedagogia, mestrando em MBA e Doutorando em Inovações Educativas pela Universidade Católica de Moçambique.

Referências

Behar, P. (2009). Modelos pedagógicos em educação à distância. Porto Alegre: Artmed,

Bortolozzo, A. R. S. (2009). Quem é e o que faz o professor-tutor. In: IX Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Curitiba, 2009. Disponível em:http://www.portugues.seed.pr.gov.br/arquivos/File/ead/ana.pdf . Acesso em: 20 ago. 2022.

Carvalho, A. B. (2007). Os Múltiplos Papéis do Professor em Educação a Distância: Uma Abordagem Centrada na Aprendizagem In: 18° Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste – EPENN.

Corrêa, J. (2007). Educação à distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed,

Dias, R.A; Leite, L. S. (2010). Educação à distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis: Vozes.

Litto, F; Formiga, M. (2009). Educação à distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Souza, A. R.; Sartori A. S; Roesler, J. (2008). Mediação pedagógica na educação à distância: entre enunciados teóricos e práticas construídas. Revista Diálogo Educativo, Curitiba, vol. 8, nº 24, p. 327-339.

Downloads

Publicado

03-10-2022

Como Citar

Paulino, L. O., & Vahala, A. F. . (2022). 13.Educação à distância no ensino superior: a função docente e seu impacto no processo de ensino- aprendizagem: Dzidzo yekure mudzidzo yepamusoro: basa rekudzidzisa uye zvarinoita panzira yekudzidzisa-kudzidza mudzidzo yedaro. JINGA SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras (ISSN: 2764-1244), 2(Especial I), 245–254. ecuperado de https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1026