Sobre a Revista

O CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, LÍNGUA PORTUGUESA EAD - UNILAB é uma atividade universitária híbrida que visa reunir especialistas, docentes, estudantes e outros interessados a fim de promover um espaço de reflexão sobre estudos, sobre pesquisas concluídas ou em andamento. Este evento promove um espaço de discussão de temas que atendem as preocupações comuns, com vista para a atualização profissional e ao progresso da pesquisa científica em Letras e Linguística. Para além disso, visa divulgar resultados de pesquisas concluídas e colocá-las em debate para que sejam qualificadas e validadas no âmbito da comunidade científica, incentivando o desenvolvimento de campos de pesquisa ainda emergentes e promovendo a formação de pesquisadores por meio da interação entre pesquisadores e grupos de pesquisa com interesse na área.

Foi a partir destas primícias que nos propomos a organizar o CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, LÍNGUA PORTUGUESA EAD - UNILAB, evento que se realiza no mês de julho, por via virtual. O Colegiado do Curso de Letras, Línguas Portuguesa em Ensino à Distância da UNILAB apoia esta iniciativa e oferece todo suporte para que o evento ocorra com sucesso. O evento tem carácter internacional porque conta com as participações de docentes, pesquisadores e estudantes dos diversos países, especialmente dos países de língua portuguesa. Seão formadas mesas-redondas, conferências, minicursos, comunicações para além de momentos culturais.

Convidamos a comunidade acadêmica e, em especial aos docentes, pesquisadores, egressos, funcionários e grupos de pesquisas para que encorajem seus pares afim de promovermos um espaço profícuo de troca de saberes e de estudos. O evento ocorre sexta-feira e sábado porque grande parte dos estudantes do Curso de Letras Língua Portuguesa em EAD é composta por funcionários que trabalha durante a semana. Esperamos que possam organizar-se melhor para participar do evento. Algumas comunicações são marcadas para as primeiras horas do dia justamente para acolher pesquisadores da África, da Ásia e da Europa cujo o fuso horário é diferente com o do Brasil.

Esperamos que o evento estimule e encoraje estudantes que ainda estão construindo os seus TCC's, suas monografias, dissertações ou teses para que possam valorizar cada passo e cada desafio que a pesquisa exige. Pesquisar não é tarefa fácil, mas exige coragem e dedicação. A UNILAB busca formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, especialmente dos países africanos e o Timor Leste, promovendo o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

Participam da organização deste Congresso estudantes e pesquisadores da UNILAB, da Universidade Estadual Feira de Santana (PPGEL), da Universidade de São Paulo (FFLCH), da Universidade de Santiago - Cabo Verde e da Universidade Cuito Cuanavale – Angola.

O Congresso é apoiado pelo Grupo de Pesquisa África-Brasil: produção de conhecimento, sociedade civil, desenvolvimento e cidadania global e pela Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras e pela AXEUNILAB: Revista Internacional de Estudos de Linguagens na Lusofonia em colaboração com o Colegiado do Curso de Letras Língua Portuguesa EAD, do Instituto de Ensino à Distância da UNILAB.

Política de acesso livre
Acesso aberto imediato (open access). Os Anais atendem à definição de acesso aberto, possibilitando acesso completo a todo o conteúdo publicado, licenciado sob uma licença Creative Commons. Os usuários deste periódico poderão ler, baixar, copiar e distribuir o conteúdo disponível, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.

Direitos autorais
Os autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos: 
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem aos Anais do Congresso Internacional de Letras Lingua Portuguesa  o direito de primeira publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nestes Anais.

b) Os autotores aceitam a publicação e a distribuição dos textos de forma livre e gratuita.

c) Após a publicação, os autores poderão depositar versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou outros de sua escolha. É livre a disponibilização dos trabalhos publicados nestes anais.

Política de antiplágio
Os textos submetidos sofrem rastreamento por software antiplágio ou pela Inteligência Artificial. Os autores devem estar atentos para as implicações previstas nos dispositivos legais do Código Penal (artigo 184) e da Lei de Direitos Autorais (Art. 7º, parágrafo terceiro da Lei nº  9.610, de 19 de fevereiro de 1998Vide Lei nº 12.853, de 2013).