Edições anteriores

  • Anais do Congresso Internacional de Letras-Língua Portuguesa em EAD-UNILAB: I Seminário Internacional da Toponímia e Antroponímia
    v. 1 n. 1 (2024)

    O I Seminário Internacional da Toponímia e Antroponímia (evento inserido no Congresso Internacional de Letras-Língua Portuguesa em EAD-UNILAB) é um evento acadêmico-científico internacional cujo intuito é de reunir estudos e pesquisas de pesquisadores, docentes e estudantes da pós-graduação com intuito de interagir, trocar teorias, metodologias e experiências sobre as diversas temáticas que serão propostas a cada ano. O evento foi realizado nos dias 15 e 16 de agosto de 2024 com transmissão para o Canal Youtube da Revista Njinga & Sepé. A metodologia consistiu na formação de várias mesas-redondas compostas por 3 ou 4 palestrantes que apresentaram as suas pesquisas em 15 a 20 minutos, para depois abrir-se um momento de debate que durou até 20 minutos. O evento foi totalmente gratuito e certificou os palestrantes, os moderadores, os ouvintes e monitores. Os vídeos resultantes das apresentações foram arquivados no Canal da Revista Njinga & Sepé e servirão de materiais de consulta para pesquisadores, estudantes e docentes que se interessam pelas temáticas apresentadas. 

    Disponibilizamos os templates dos resumos, artigos e resenhas.

    Organização dos anais: Alexandre António Timbane

  • I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, LINGUA PORTUGUESA EAD-UNILAB: “Quebrando fronteiras no fazer educação em Letras-Língua Portuguesa em EAD”
    v. 2 n. 1 (2025)

    O I CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, LÍNGUA PORTUGUESA EAD - UNILAB foi  realizado  nos dias 4 e 5 de julho de 2025, totalmente hibrido/virtual. O lema deste congresso foi “Quebrando fronteiras no fazer educação em Letras - Língua Portuguesa em EAD”. O Colegiado do Curso de Letras, Línguas Portuguesa em Ensino à Distância da UNILAB apoiou esta iniciativa e ofereceu todo suporte e teve sucesso. No site da revista registramos 1475 participantes, 1343 inscrições confirmadas, 48 autores, 617 estudantes da graduação (apenas ouvintes), 63 estudantes da graduação e egressos (com apresentação de trabalhos), 200 estudantes da pós-graduação(apenas ouvintes), 114 estudantes da pós-graduação  e pesqusiadores sem filiação (com apresentação de trabalhos), 171 docentes, professores e outros pesquisadores independentes , 179 público indeterminado todos provenientes de todos continentes. O evento teve o carácter internacional porque contou com as participações de docentes, pesquisadores e estudantes dos diversos países, especialmente dos países de língua portuguesa. Foram formadas mesas-redondas, conferências, minicursos, comunicações para além de momentos culturais. O evento ocorre sexta-feira (dia 4) e sábado (dia 5) porque grande parte dos estudantes do Curso de Letras Língua Portuguesa em EAD é composta por funcionários que trabalha durante a semana. Algumas comunicações foram marcadas para as primeiras horas do dia justamente para acolher pesquisadores da África, da Ásia e da Europa cujo o fuso horário é diferente com o do Brasil. 

    Organização dos anais: Alexandre António Timbane