Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto é uma contribuição original e inédita, e não está sendo avaliada em outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaço simples; foi escrito com Arial, fonte 12, tem uma extensão entre 10 à 15 páginas, possui título, resumo, Introdução, desenvolvimento, conclusão e referências, não tem plágio, apresenta título e fonte para as ilustrações.
  • O texto segue os padrões de estilo acadêmico usando a norma-padrão e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1.Condições técnicas:

a) Texto escrito em formato Microsoft Word (*.doc ou *docx) deverá ter de 10 à 15 páginas (Incluindo referências, anexos e apêndices). Não deve paginar.

b) URLs para as referências foram informadas quando possível.(Disponível em: link. Acesso em: dia, mes abreviado, ano).

c) O texto deve ser formatados com letra Arial, tamanho 12, espaçamento simples. Formato da folha: 2cm em todas as margens: margem superior, inferior, esquerda e direita. Utilize o itálico para palavras de línguas estrangeiras. Os títulos de obras, de livros, de capítulos, de artigos no interior do texto deverão estar entre aspas duplas.  Proibido plágio. Citar devidamente as informações. Todas as citações e referências devem respeitar as normas da ABNT. As referências dos autores dos  citados no corpo do texto devem aparecer nas Referências finais.

A "Submissão" autor deverá escolher uma das 4 seções:

Seção I: Artigos de Estudos Linguísticos

Seção II: Artigos de Estudos Literários

Seção III: Artigos da Educação Formal e Informal

Seção IV: Resenhas de Livros e E-books

2.Sobre a organização do texto

a) Elementos pré-textuais:

O título (Só a primeira letra maiúscula), resumo (de 200 a 210 palavras) e de 3 a 4 palavras-chave na língua do texto.

Tradução: O título, resumo e as palavras-chave devem ser traduzidos para uma das seguintes línguas: inglês, francês ou espanhol.

Sobre o resumo: O resumo (de 200 a 210 palavras) deverá apresentar o objeto da pesquisa, o assunto, o problema, as hipóteses (caso existam), os objetivos (geral/específicos), a metodologia e as principais conclusões. Todos os resumos serão formatados com espaçamento simples.

Os nomes do(s) autor(es), a filiação institucional, os e-mails e as minibiografias deverão apresentadas depois do título. Cada texto só pode ter até 3 autores. Todos os autores devem estar cadastrados na Revista. Esta revista acolhe textos escritos dos doutores e mestres. Os mestrandos podem publicar em coautoria com doutores ou mestres.

b) Elementos textuais:

Introdução (Situa o leitor dando o panorama geral; Oferece uma visão global do estudo; Esclarece, delimita a abordagem do assunto; Apresenta o problema, as hipóteses, os objetivos (gerais e específicos); Apresenta a justificativa e a relevância da pesquisa; Destaca a metodologia; Apresenta a estrutura do artigo.

Desenvolvimento: Apresentar apenas seções (enumerar usando a enumeração arábica): definição de conceitos, debates, fundamentação de ideias, discussão de teorias, etc.

Metodologia, apresentação, análises e discussão dos dados.

Conclusões: são apresentadas as descobertas da pesquisa, responde-se a pergunta de partida confirmando ou refutando hipóteses; há amarração de ideias e verificação do cumprimento dos objetivos. Evita-se trazer novas ideias.

Sobre as citações

As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. Por se tratar de uma transcrição literal de trecho do original é obrigatória a menção da paginação de onde tal trecho foi extraído. Exemplos:

Maximiano (2017, p. 4) entende que a: administração é o processo ou atividade de tomar decisões sobre recursos e objetivos.”

ou

“A economia volta-se essencialmente para a forma como seus vários agentes decidem sobre os recursos escassos, visando produzir bens e serviços orientados ao atendimento dos objetivos de toda a sociedade.” (Assaf, 2021, p. 4)

As citações diretas, no texto, de mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto (utilização de fonte 11), espaçamento simples e sem aspas. Por se tratar de uma transcrição literal de trecho do original é obrigatória a menção da paginação de onde tal trecho foi extraído.

Pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo fornecer respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema. (Gil, 2019, p. 1).

Citação indireta: É a transcrição de conceitos do autor consultado, porém descritos com as próprias palavras do redator. Na citação indireta o autor tem liberdade para escrever com suas palavras as ideias do autor consultado. Não use aspas duplas.

Exemplos:

Segundo Pressman e Maxim (2021), os softwares são produtos desenvolvidos por profissionais com a intensão de dá suporte por muitos anos aos computadores. Incluindo programas que são executáveis em computadores de qualquer tamanho ou modelo.

Ou

Os softwares são produtos desenvolvidos por profissionais com a intensão de dá suporte por muitos anos aos computadores. Incluindo programas que são executáveis em computadores de qualquer tamanho ou modelo (Pressman e Maxim, 2021).

Citação de citação: É a transcrição direta ou indireta de uma obra ao qual não se teve acesso. Os elementos devem ser indicados na seguinte ordem: autoria ou a primeira palavra do título; data; página do documento original, se houver; a expressão apud; autoria ou a primeira palavra do título; data; pagina da fonte consultada, se houver.

Exemplo da citação da citação direta:

Segundo Cavalcante (1943 apud Menezes 2015, p.45) o Direito do Mar merece interpretação quanto a seu fundamento e obrigatoriedade, [...] é certo que os Estados reconhecem o mar como um patrimônio comum a Humanidade.

Ou

Exemplo da citação da citação indireta:

Para Orlandi (1997 apud Medeiros, 2003), a legibilidade de um texto não depende só da boa formação de sentenças, da coesão textual, ou da coerência, é preciso considerar no âmbito da legalidade, a relação do leitor com o texto e com o autor na interação que a leitura envolve.

c) Elementos pós-textuais: Referências (Escolhe uma só norma: ABNT).

a) Ilustrações:figuras, gráficos, quadros e tabelas devem ter título (em cima) e indicação de sua fonte (em baixo). Quando a ilustração tiver sido produzida pelo próprio autor, deverá escrever “Fonte: elaboração própria” ou “Fonte: Dados da pesquisa).

3.Referências finais

As “Referências”: devem estar organizadas em ordem alfabética. Todos os autores citados no corpo do texto devem ser apresentados. Usa-se a expressão “et.al” quando for mais de 3 autores. Escreve-se apenas o 1º autor e depois a expressão “et al.” Se for até 3 autores, todos serão apresentados normalmente.

 Exemplo de livro

SANTOS, E. Entre o Beagle e as Malvinas: conflito e diplomacia na América do Sul. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2016.

Exemplo de capítulo

PEREIRA, M. M.; MEDEIROS, J. Os coletivos sob um olhar culturalista: deslocamentos analíticos. In: TATAGIBA, L. et al. (Org.). Participação e ativismo: entre retrocessos e resistências. São Paulo: Zouk, 2022. p.12-32.

Exemplo de Artigo

HERMENEGILDO-CHÁVEZ, M. V.; MARTÍN-RUIZ, D.; RONDÁNCATALUÑA, F. J. Point-of-sale loyalty analysis considering store environment and recency of purchase. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, vol.25, nº3, p. 480-497, out./dez. 2023.

Citação de documentos (Decretos, Leis, Portarias, etc.)

BRADESCO. Sustentabilidade no Bradesco. 2023. Disponível em: https://www.bradescori.com.br/sustentabilidade-corporativa/sustentabilidade-nobradesco/. Acesso em: 12 dez. 2023.

BRASIL. Decreto n. 9.580, de 22 de novembro de 2018. Regulamenta a tributação, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2018/decreto/d9580.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%209.580%2C%2 0DE%2022,e%20Proventos%20de%20Qualquer%20Naturez. Acesso em: 18 jan. 2024.

 BRASIL. Congresso Nacional Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2017.

Dissertação de mestrado, monografias, Teses, TCC

RESENDE, N. S. Aplicação de um framework de gestão de riscos e controles internos para uso e proteção de dados em uma empresa contábil. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2023.

 Trabalhos em evento (congressos, seminários, palestras...)

RAMOS, H. S.; SANTOS, C. A. R.; SOUZA, C. S. Biblioteca Náutica na Baía de Todos os Santos: histórias, lembranças e memórias que circulam pelas águas. In: Semana Universitária, 5.2018, São Francisco do Conde. Anais... São Francisco do Conde: UNILAB, 2018. Disponível em: http:// semanauniversitaria.unilab.edu.br/anais-2018/. Acesso em: 06 abr. 2020.

Citar referências de youtube

SILVA, J. Aprendendo sobre a história brasileira: a República Velha. Canal YouTube, 10 de janeiro de 2020. 15min30s. Disponível em: <https://www.youtube.com/linkdoexemplo>. Acesso em: 15 ago. 2023.

Citar um dicionário

CUNHA, A. G. da. Vocabulário Ortográfico da língua portuguesa. 2.ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2009.

Entrevista

MELLO, E.C. de. O passado no presente [Entrevista concedida a] João Gabriel. Radio Ponta Vermelha. São Paulo: n.14, 12 set. 2024.

 Atenção: Antes da avaliação aos pares (avaliação às cegas), o editor verificará a autenticidade dos textos com o uso do software Turnitin Originality, da empresa Turnitin para a detecção de similaridade textual e integridade em textos acadêmicos (antiplágio): https://www.turnitin.com/products/originality

 Após aprovação, o texto será submetido a pelo menos dois avaliadores às cegas. Quando um dos avaliadores reprova o texto, será solicitado um terceiro avaliador para o desempate.

Prezado(a) autor,

Saiba o que vai acontecer com o texto submetido

Sobre a 'Avaliação aos Pares'

Todos os textos submetidos serão avaliados numa primeira fase pelo editor por forma a conferir se reúnem as condições básicas: Os resumos, a formatação, as normas ABNT, a quantidade de páginas, a organização das ilustrações, assim como as fontes e a autenticidade do conteúdo apresentado no arquivo (o plágio é crime!).

O editor verificará se o texto se enquadra em uma das seções da revista. Quando aprovado, o texto será enviado para dois avaliadores (avaliação por pares, o double blind peer review). Poderá ser convidado um(a) terceiro(a) avaliador(a) em caso de empate. A avaliação é realizada com base em critérios padronizados, que incluem: relevância do artigo, adequação estrutural, coerência entre introdução e problematização, qualidade do referencial teórico, rigor nos métodos e técnicas de pesquisa, consistência na análise e discussão dos dados e qualidade das conclusões. Os pareceristas verificam a qualidade das citações e das referências apresentadas e depois dão a RECOMENDAÇÃO FINAL: Aprovado ou Correções obrigatórias ou Reprovado. É tarefa dos avaliadores decidir se o texto será rejeitado, se deve ser devolvido ao autor para correções ou se deve ser publicado sem restrições.

Logo que os resultados dos pareceristas estejam disponíveis no sistema da revista, o autor receberá uma notificação com o resultado final por e-mail. Caso a opção seja: Correções obrigatórias, o autor terá até 15 dias para corrigir o seu texto. As alterações ortográficas e gramaticais na língua do artigo, bem como a reescrita dos resumos e títulos são de inteira responsabilidade dos autores. Cabe ao autor atender as observações dos avaliadores incluindo os erros ortográficos. Após o envio da versão final, o autor o autor não poderá realizar acréscimos ou modificações.

Seção I: Artigos de Estudos Linguísticos

Esta seção recebe artigos com a extensão de 10 à 15 páginas, respeitando as normas já apresentadas na revista. 

Seção II: Artigos de Estudos Literários

Esta seção recebe artigos com a extensão de 10 à 15 páginas, respeitando as normas já apresentadas na revista. 

Seção III: Artigos da Educação Formal e Informal

Esta seção recebe artigos com a extensão de 10 à 15 páginas, respeitando as normas já apresentadas na revista. 

Seção IV: Resenhas de Livros/E-books & Entrevistas

Esta seção recebe resenhas de livros, de ebook ou ainda entrevistas. Os textos deverão ter de 3 a 5 páginas. Cada resenha ou entrevista deverá estar acompanhada de um pequeno resumo de 150 palavras.

Política de Privacidade

Na Revista Internacional de Estudos de Linguagens na Lusofonia, os nomes e endereços informados  serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Revista, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Nesta Revista, os avaliadores não conhecerão os nomes dos autores durante a avaliação aos pares e às cegas e vice-versa.