
Sobre a Revista
A AXÉUNILAB:Revista Internacional de Estudos de Linguagens na Lusofonia é um periódico científico da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Humanidades e Letras, gerido pelo "Programa do Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África", no Campus dos Malês (BA). Trata-se de uma Revista Científica que visa compartilhar/divulgar pesquisas relacionadas às três linhas de pesquisa do programa, nomeadamente: Estudos linguísticos e suas Interfaces, Estudos literários e suas Interfaces e Estudos das linguagens em contextos educacionais formal e não formal. A revista está divida em quatro seções:
ConfiguraçõesSeção I: Artigos de Estudos Linguísticos
Seção II: Artigos de Estudos Literários
Seção III: Artigos da Educação Formal e Informal
Seção IV: Resenhas de Livros e E-books
A primeira, a segunda e a terceira seções correspondem às linhas de pesquisa do Programa de Mestrado. A quarta seção é dedicada às resenhas de livros e ebooks dos últimos quatro anos. A AXÉUNILAB:Revista Internacional de Estudos de Linguagens na Lusofonia publica uma edição por ano com dois números. O primeiro número é publicado no primeiro semestre e o segundo no segundo semestre. Estima-se que cada seção deva ter até 5 artigos e uma ou duas resenhas para a seção IV.
Todos os artigos submetidos à Revista AXÉUNILAB são avaliados pelos pares e às cegas (“peer review”/ “blind reviwe”) para permitir confiabilidade, imparcialidade e cientificidade dos materiais recebidos. Os pareceristas são responsáveis por avaliar o manuscrito e apresentar uma crítica positiva ou negativa. A revisão por pares auxilia na qualidade dos artigos. Os revisores frequentemente fazem comentários ou sugerem revisões no trabalho analisado, contribuindo para a qualidade do trabalho a ser publicado. Por exemplo, os pareceristas podem indicar se o artigo deve ser aceito sem modificações, se deve ser recusado ou se precisa de revisão, ou ainda sugerindo formas de aprimoramento.
As línguas da revista são: Português, Inglês, francês e espanhol. Por ser uma Revista internacional, o comitê Científico decidirá sobre textos enviados em outras línguas. Estima-se que o tempo de avaliação dos manuscritos seja de 3 a 4 semanas a depender da colaboração dos pareceristas.
Todos os autores serão notificados por e-mail sobre o resultado da avaliação. Os artigos aprovados serão imediatamente publicados. A Revista adopta a submissão por Fluxo Contínuo, mas podendo aceitar dossiers extras ou especiais a pedido do Comitê Científico. A revista aceita publicação de artigos de doutores e mestres. Os mestrandos poderão publicar em co-autoria com doutores e mestres. Cada artigo deverá ter no máximo 3 autores. Os textos publicados podem ser compartilhados em redes sociais, podem ser depositados nos repositórios das universidades e ainda inseridos no google acadêmico.
A AXÉUNILAB: Revista Internacional de Estudos de Linguagens na Lusofonia compromete-se a seguir boas práticas no que concerne à conduta ética relacionada à edição científica de periódicos, baseando-se no código de conduta COPE (Committee on Publication Ethics). É responsabilidade dos editores, do Conselho Científico, da Equipe Editorial e dos Pareceristas rechaçar qualquer forma de comportamento antiético, incluindo plágio em qualquer instância. Os autores que submetem artigos à revista declaram que o conteúdo é original e asseguram que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Além disso, AXÉUNILAB:Revista Internacional de Estudos de Linguagens na Lusofonia compromete-se com a ética e qualidade na publicação. Nutrem-se os padrões de comportamento ético entre todas as partes envolvidas na publicação: autores(as), editores e equipe editorial, prestadores de serviços de editoração dos trabalhos e pareceristas.
Encoraja-se bibliotecários de pesquisa a listar este periódico entre os itens de periódicos eletrônicos de sua biblioteca. Além disso, pode ser interessante notar que o sistema de publicação de código aberto desta revista é adequado para as bibliotecas hospedarem seus professores para usarem com os periódicos envolvidos na edição (veja Open Journal Systems).