A formação de professores de História na UNILAB:
Limites e possibilidades da legislação brasileira para a formação de um profissional para o Brasil e a África
Resumo
Como conceber e pôr em prática um curso que atenda às expectativas e necessidades para a formação de professores para atuar no Brasil e na África falante de língua portuguesa? Essa foi a questão central que governou o processo de construção do Projeto Pedagógico Curricular (PPC) do Curso de Licenciatura em História da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no Ceará. Este artigo retoma essa questão como eixo problematizador inicial de um exercício de reflexão sobre a concepção e a execução do curso, que em 2022 completou sete anos. A análise aqui realizada apresenta de forma crítica o projeto do curso e sua execução, dando ênfase à interação com a legislação brasileira que disciplina os cursos de licenciatura em geral, e o curso de História em particular. A ideia é discutir como as diretrizes desta legislação a um só tempo possibilitaram a criação e execução do curso, ao mesmo tempo em que também lhe impuseram restrições. É de fato possível formar um profissional capaz de atuar no ensino de História no Brasil e nos países africanos parceiros da UNILAB e atender plenamente às leis do sistema educacional brasileiro? É essa a pergunta que encerra o exercício de problematização realizado na elaboração do presente artigo.