PATUÁ DE PALAVRAS, O (IN)VERSO NEGRO
Resumo
Patuá de palavras, o (in)verso negro é, como projeto inicial, uma exposição de poemas visuais, concretos, objetos falados ou vocalizados. O objetivo central da mostra, agora veiculada no suporte livro, é encruzilhar as criações poéticas no espaço e, ao mesmo tempo, possibilitar, no que tange à recepção, o contato com a concretude e inseparabilidade do poema da sua estrutura, que deixa de ser suporte para ser parte integrante do objeto estético. A partir das palavras patualizadas, os poemas, como uma totalidade, recuperarão ou atualizarão conceitos, formas, estruturas e dimensões faladas e/ou oralizadas. A exposição (igualmente o livro, em parte catálogo) dialogará com construções poéticas estabilizadas pelo sistema cultural negro-brasileiro e pela minha produção literária. As estabilizações farão referência ou reverência à literatura negro-brasileira, especialmente no que concerne à autoria e à recepção e/ou coautoria.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA EAD-UNILAB

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Licença Creative Commons
Creative Commons Attribution 4.0 International License
Política de acesso livre
Acesso aberto imediato (open access). Os Anais atendem à definição de acesso aberto, possibilitando acesso completo a todo o conteúdo publicado, licenciado sob uma licença Creative Commons. Os usuários deste periódico poderão ler, baixar, copiar e distribuir o conteúdo disponível, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.