Literatura guineense: pensamento de Amílcar Cabral na construção da identidade da nação
Guinean Literature: Amílcar Cabral's Thought on the Construction of the Nation's Identity
Palavras-chave:
Literatura, Guiné, Pensamento, Amilcar CabralResumo
O artigo descreve a representação do pensamento de Amílcar Cabral como fator de influência para a resistência contra o colonismo e como meio de tomada de consciência para uma reivindicação da independência da Guinée e de Cabo Verde por isso o artigo tem como objectivo sintetizar as dimensões poéticas, lírica e combativa de Amical Cabral. Para a realização deste trabalho, a pesquisa bibliográfica será a nossa metodologia privilegiada. Faremos também uma leitura analítica dos poemas publicados pelo autor. Finalmente a influência de pensamento de Amílcar Cabral, culminou com o reconhecimento da independência da Guiné-Bissau pelo Estado português.
*****
The article describes the representation of Amílcar Cabral's thought as a factor of influence for the resistance against colonism and as a means of raising awareness for a claim to the independence of Guinea and Cape Verde, so the article aims to synthesize the poetic dimensions, lyrical and combative by Amical Cabral. For the accomplishment of this work, the bibliographical research will be our privileged methodology. We will also do an analytical reading of the poems published by the author.Finally, the influence of Amílcar Cabral's thought culminated in the recognition of Guinea-Bissau's independence by the Portuguese State.
Downloads
Referências
ABADIA, Danubia. A rejeição revolucionária do colonialismo: Amílcar Cabral e a luta de libertação na Guiné-Bissau e em Cabo Verde. Revista Espaço Acadêmico, n. 183, 2016.
CABRAL, Amílcar. A Guiné e as ilhas de Cabo Verde face ao colonialismo português. In: ______. A arma da teoria. Paris: François Maspero, 1975. p. 89. (Discurso originalmente proferido em 1961).
CASSAMA, Daniel Júlio. Amílcar Cabral e a independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde. [S.l.]: [s.n.], 2014.
MENDES, Leonel Vicente. Poemas, colonialismo, neocolonialismo e luta anticolonial numa perspectiva histórica em Amílcar Cabral. [S.l.]: [s.n.], 2022.
NDJAI, Tcherno. O pensamento político de Amílcar Cabral: teoria e prática em momentos decisivos na libertação da Guiné-Bissau (1959-1969). 2012. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil, 2012.
SANCHE, Filomena. Amílcar Cabral e o gosto pela literatura. Cabo Verde: Universidade de Cabo Verde, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras (ISSN: 2764-1244)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).
