Envolvimento dos Pais e Encarregados da Educação na melhoria do Processo de Ensino e Aprendizagem de Leitura dos Alunos da 3ª classe na Escola Primária completa do Vaz - Moçambique (2021-2022)
Palavras-chave:
Envolvimento, Pais, LeituraResumo
A família é o núcleo central de todo o processo educacional, por ser a unidade fundamental da sociedade e o lugar onde o aluno passa a maior parte do seu tempo durante todo o processo de sua formação acadêmica e social. A família deve ser convidada a contribuir de maneira mútua na criação de um novo indivíduo para o mundo. O presente artigo visa analisar o envolvimento dos pais e encarregados da educação na melhoria do processo de ensino e aprendizagem de leitura dos alunos da 3ª Classe na Escola Primária completa do Vaz-Moçambique,. O problema desta pesquisa é o fraco envolvimento dos pais e encarregados de educação na escola. Para materialização desta pesquisa foi com base das seguintes metodologias: a pesquisa qualitativa descritiva, o método bibliográfico, o método indutivo, com recurso as técnicas de observação directa e entrevista semi-estruturada. Essa pesquisa tem como amostra de 90, sendo: 45 alunos e 45 pais encarregados de educação com base no procedimento de amostragem não probabilística na modalidade de intencionalidade ou conveniência. Os principais resultados desta investigação revelam que, as causas de fraco envolvimento dos pais e encarregados tem sido a falta de tempo. Muitos pais não dominam a leitura e alguns contam com um explicador que desempenha o seu papel. Por isso, o grau de envolvimento dos pais e responsáveis pela educação é tão baixo. A função dos pais e responsáveis tem sido auxiliar os docentes a compreender as dificuldades de aprendizado de seus alunos, conforme suas declarações.
Downloads
Referências
COSME, A.; TRINDADE, R. Manual de sobrevivência para os professores. Porto: Edições ASA, 2002.
DAVIES, D. As escolas e as famílias em Portugal: realidade e perspectivas. Lisboa: [s.n.], 1989.
LOURENÇO, L. P. R. Envolvimento dos encarregados de educação na escola: concepções e práticas. Lisboa: [s.n.], 2008.
MARQUES, R. Dicionário breve de pedagogia. Lisboa: [s.n.], 2000.
MARQUES, R. Educar com pais. Lisboa: Editorial Presença, 2001.
PEREIRA, M. A relação entre pais e professores: uma construção de proximidade para uma escola de sucesso. Málaga: Universidade de Málaga, 2008.
PICANÇO, A. L. B. A relação entre escola e família: as suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Lisboa: [s.n.], 2002.
PRADO, M. D. L. O livro infantil e a formação do leitor. Petrópolis: Vozes, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras (ISSN: 2764-1244)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1.Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. A Revista usa a Licença CC BY que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório digital institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, nas redes sociais) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Trata-se da política de Acesso Livre).
