Macro e micro eventos de letramento(s): uma visão gradativa de práticas sociais
Resumo
Diante da emergente necessidade teórica e prática de refletirmos e pesquisarmos sobre letramentos, este trabalho objetiva perquirir pesquisas de pós-graduação que utilizem os conceitos de macroeventos de letramento e microeventos de letramento para realizarem seus estudos. Para isso, percorreremos os caminhos teórico-conceituais que envolvem o conceito de letramentos, além de outros conceitos atrelados a ele, como alfabetização (KLEIMAN, 2005; MARINHO, 2010; STREET, 2012 e 2014; SOARES, 2017), alfabetismo (IRINEU e BAPTISTA, 2010), letramento (MARINHO, 2010; STREET, 2012 e 2014; SOARES, 2017), múltiplos letramentos (IRINEU e BAPTISTA, 2010; RABELLO E HAGUENAUER, 2014; HEBERLE, 2019; ROJO, 2012; STREET, 2012) multimodalidade e multiletramentos (ROJO, 2012). Ademais, trataremos de maneira mais específica sobre a diferença entre práticas e eventos de letramentos com base em Heath (1982), Marinho (2010), Street (2012 e 2014) e definiremos macro e microeventos de letramentos conforme Marinho (2010). Fizemos um levantamento, a partir da Plataforma de periódicos da Capes e do Google Academic, a primeira plataforma não nos ofereceu resultado, no entanto o Google Academic nos apresentou acesso a 11 pesquisas que fazem parte do corpus dessa análise: 1 artigo, 4 dissertações e 6 teses, elegidas com base no filtro de navegação “Conceitos de microeventos de letramento e macroeventos de letramento”. Com isso, foi possível concluir que Programas de pós-graduação em Educação são os que mais desenvolvem pesquisas sobre macro e microeventos de letramentos e que a maioria das pesquisas encontra embasamento teórico em Marinho (2010), já que há poucos estudos desenvolvidos sobre o assunto, logo há carência de estudos linguísticos, inclusive em Linguística Aplicada, que desenvolvam pesquisas sobre o assunto ou com base nessas categorias.
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