Curso de português para imigrantes haitianos: desenvolvimento cronológico, mudanças e reflexões
Palavras-chave:
Português língua estrangeira, Ensino, HaitianosResumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama da elaboração e prática do “Curso de Português para Estrangeiros”, ofertado por professores e alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó, desde o primeiro semestre de 2014. O relato apresenta a gênese do curso, abarcando o contexto de surgimento e o perfil dos estudantes, imigrantes haitianos que vivem no oeste catarinense, além do material utilizado e das concepções teóricas que norteiam a prática de ensino. Outrossim, analisa-se a evolução dos alunos, a partir de seus relatos, e a contribuição do curso para a formação docente das professoras. Coclui-se que a ação do curso é benéfica para o público aprendiz e para as futuras docentes. Através desta reflexão sobre o ensino do português brasileiro pretende-se acrescer este novo contexto de ensino que ainda carece de reflexões, em expansão em nosso país.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).