O Bilinguismo em Moçambique: uma análise entre a convivência da Língua Portuguesa e a Língua Bantu Cinyanja na Escola primária de Tamuiri- Província de Tete

Autores

  • Julio Sandaca Universidade Pungue

Resumo

Resumo:Diversas pesquisas em múltiplos campos do saber discutem o tema sobre o ensino Bilingue em Moçambique e no mundo em geral,o que faz com que essa seja vista de maneiras variadas de acordo com cada saber. Este artigo procura desenvolver o Bilinguismo em Moçambique: uma análise entre a convivência da Língua Portuguesa e a Língua Bantu Cinyanja  na Escola do nível fundamental da Província de Tete, para isso, enfatiza Estratégias de Implementação do Ensino Bilingue no Ensino fundamental, cujo objetivos traçados são  de forma geral, conhecer o nível de assimilação dos conteúdos de língua Portuguesa em alunos que tem a Língua Materna o Português em relação aos que tem a Língua Materna uma Língua Bantu, e de forma específico o artigo visa identificar os fatores que definem a escolha de uma língua de ensino em contexto multilíngue, o caso de Moçambique; apresentar bases teóricas que permitem desenvolver um ensino integral nas crianças tendo em conta o contexto multilíngue em que estão inseridas. Dos resutados da pesquisa nota-se que o tipo de professor que leciona o ensino Bilíngue não tem proficiência, tanto oral como escrita em língua escolhída, neste caso o Cinyanja, língua falada no distrito de Chiúta, local da pesquisa. Constitui uma pesquisa etnográfica, cuja técnicas para a recolha de dados foram a entrevista semi estruturada e a observação sistemática de fenómenos linguisticos a nível do recinto escolar e na sala de aulas.

Palavras- chave: Ensino; Bilinguismo;Português; Cinyanja.

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Publicado

01-07-2023 — Atualizado em 02-07-2023

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Artigo experimental (acadêmico)