Cidade memória e literatura: uma história construída a partir de da obra literária pelos caminhos da vida ... de uma professora primária de Maria Feijó de Souza.

Autores

  • José Jorge Andrade Damasceno Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Resumo

Aqui se fará uma breve reflexão acerca dos processos de elaboração do texto literário, tendo como base o livro “Pelos Caminhos da vida ... de uma professora primária”, escrito por Maria Feijó de Souza (1918-2001), no qual a escritora procura construir uma história da sua cidade natal, valendo-se de suas reminiscências e utilizando-se largamente de técnicas ficcionais, na tentativa de tirar o caráter autobiográfico de sua empreitada narrativa. A fim de refletir aos leitores uma compreensão de que tomar esta obra literária como fonte para a  memória coletiva da cidade é uma possibilidade a ser considerada, na medida em que, ao desenvolver a trama e construir o enredo no qual entrelaça os personagens, a escritora dá ao leitor pistas para identificar circunstâncias, eventos do cotidiano, situações sociais, políticas e culturais da cidade retratada. Isso possibilita a obra literária, em sua função histórica, ser tomada como uma excelente fonte para a pesquisa historiográfica

Biografia do Autor

José Jorge Andrade Damasceno, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Possui Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009) e Mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1998) é professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação profissional e intelectual, escolarização de crianças e adultos com deficiência e políticas públicas; ações privadas; deficientes visuaise.

Downloads

Publicado

04-10-2024