O Ensino de História e a configuração identitária dos alunos do ensino secundário geral na Matola, província de Maputo

Autores

  • Nheleth Ratibo Universidade Pedagogica de Maputo
  • Arlindo Elias Mucavel Universidade Pedagógica de Maputo.
  • Edmilson de Sousa Gilberto Mutote Universidade Pedagógica de Maputo
  • Sulvai Higino Universidade Pedagógica de Maputo.

Resumo

Este estudo investiga as contribuições do Ensino de História na configuração identitária dos alunos do Ensino Secundário Geral, e toma como base a Escola Secundária da Liberdade, localizada na Matola, província de Maputo. Identifica desafios, descreve o processo de ensino-aprendizagem e analisa as contribuições históricas para a identidade dos alunos. Utilizando entrevistas, observações e análise documental, revela desafios específicos enfrentados no ensino de história e destaca a importância do ensino na promoção da compreensão histórica e na formação de identidades nacionais e culturais em Moçambique, contribuindo para futuras pesquisas educacionais.

Biografia do Autor

Arlindo Elias Mucavel, Universidade Pedagógica de Maputo.

Licenciado em Ensino de História com habilitação em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo. Professor de História, na Escola Secundaria da Liberdade.

Edmilson de Sousa Gilberto Mutote, Universidade Pedagógica de Maputo

Graduando em Ensino de História com habilitação em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo

Sulvai Higino, Universidade Pedagógica de Maputo.

Graduando em Ensino de História com habilitação em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica de Maputo.

Downloads

Publicado

04-10-2024