Política, a Igreja e o Ensino de História:

agentes dialéticos da história contemporânea de Moçambique

Autores

  • Milton M. M. Correia Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique
  • Nheleth das Algas Ratibo História pela Universidade Pedagógica de Moçambique
  • Cardina Aida I. Wassiquete Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique

Resumo

O ensino de história em Moçambique foi um instrumento ideológico colonial e pós-colonial. Com a Concordata de 1940, o Estado português e a Santa Sé reconhecem a dialética da secularização, a inter-dependência histórica entre a república e a igreja. Passados 50 anos desse acordo, com a entrada em vigor da nova constituição política em Moçambique em 1990, o itinerário da institucionalização desse reconhecimento mostra similaridades históricas, a despeito das circunstâncias revolucionárias vividas em Portugal após 1910, e em Moçambique nas décadas 1960 e 1970. Pretendemos mostrar tais similaridades e observarmos tal dialética como uma categoria de análise histórica. Presumimos a secularização como um processo universal de modernização da política e da igreja, cuja chave moral comum é o ensino da história, que reconhece a matiz pluralística e performativa do intelecto, tanto que a sujeição seja, reversivamente, compreendida como acto de interpelação das ideologias e explica a de-radicalização ao longo da história.

Biografia do Autor

Milton M. M. Correia, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor de História de Moçambique na Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Professor auxiliar, licenciado em Ensino de História. Pesquisa a história de libertação nacional em Moçambique

Nheleth das Algas Ratibo, História pela Universidade Pedagógica de Moçambique

Mestre em Ciência Política e Estudos Africanos e Licenciada em Ensino de História, pela Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Doutoranda em História de África Contemporânea, pela Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Licenciada em Ensino de História. Pesquisa a emancipação da mulher no contexto da luta de libertação nacional em Moçambique.

Cardina Aida I. Wassiquete, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique

Licenciada em Ensino de História pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Professora da disciplina de História e Ciências Sociais dos níveis básico e secundário do Sistema Nacional de Educação em Moçambique. Pesquisa a história de Moçambique, com enfoque para a história da educação colonial e pós-colonial

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Publicado

04-10-2024