“A Disciplina de História é «maningue nice»”:

Das experiências da Olimpíada de História na Escola Secundária Marien Ngouabi de Xai-Xai ao projeto da Olimpíada Nacional em História de Moçambique

Autores

  • Manuel Henriques Matine UniSave/Massinga-Moçambique
  • Trafina José Dava UP-Massinga-Moçambique

Resumo

O presente artigo busca discutir a Olimpíada de História como estratégia didática para estimular o interesse pela Disciplina de História nos/as alunos/as da 10ª Classe na Escola Secundária Marien Ngouabi. Embora o termo Olimpíada remeta-nos à mitologia e jogos da civilização grega antiga, com este trabalho apreendemos que, atualmente, foi ressignificado e enquadrado como estratégia de ensino-aprendizagem. Portanto, a sua reinvenção na educação movimenta sua finalidade clássica – competição entre atletas –, para a cooperação entre os/as alunos/as. A par da cooperação multifacetada verificada durante a preparação da Olimpíada, frequentemente assiste-se à porosidade da barreira pedagógica entre professor-aluno, o que entusiasma o “gosto” pela História e impacta, positivamente, no aproveitamento pedagógico. Essas constatações fundamentaram o esboço do projeto da Olimpíada Nacional em História de Moçambique.

Biografia do Autor

Manuel Henriques Matine, UniSave/Massinga-Moçambique

Doutor em História, pela UFRGS/POA-Brasil. Docente no Departamento de História na UniSave/Massinga-Moçambique

Trafina José Dava, UP-Massinga-Moçambique

Licenciada em Ensino de História e Geografia, pela UP-Massinga-Moçambique.

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Publicado

04-10-2024