“A Disciplina de História é «maningue nice»”:
Das experiências da Olimpíada de História na Escola Secundária Marien Ngouabi de Xai-Xai ao projeto da Olimpíada Nacional em História de Moçambique
Resumo
O presente artigo busca discutir a Olimpíada de História como estratégia didática para estimular o interesse pela Disciplina de História nos/as alunos/as da 10ª Classe na Escola Secundária Marien Ngouabi. Embora o termo Olimpíada remeta-nos à mitologia e jogos da civilização grega antiga, com este trabalho apreendemos que, atualmente, foi ressignificado e enquadrado como estratégia de ensino-aprendizagem. Portanto, a sua reinvenção na educação movimenta sua finalidade clássica – competição entre atletas –, para a cooperação entre os/as alunos/as. A par da cooperação multifacetada verificada durante a preparação da Olimpíada, frequentemente assiste-se à porosidade da barreira pedagógica entre professor-aluno, o que entusiasma o “gosto” pela História e impacta, positivamente, no aproveitamento pedagógico. Essas constatações fundamentaram o esboço do projeto da Olimpíada Nacional em História de Moçambique.