Entrevista com a Antropóloga Portuguesa Cristiana Bastos

Autores

  • Cristiana Bastos Universidade de Lisboa
  • Francisca de Souza Miller UFRN

Palavras-chave:

Pensamento antropológico, história social, Globalização

Resumo

Este texto apresenta uma entrevista com a antropóloga portuguesa Cristiana Bastos, realizada logo após o Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia-APA em Coimbra em 2016. Entrevistamos a citada cientista no dia 5 de junho do mesmo ano durante a Feira de Livros, em Lisboa, Portugal, quando temas como globalização e tendências do pensamento clássico antropológico e contemporâneo foram abordados. Nele, há um breve Currículo da Cristiana Bastos e a entrevista realizada em sua íntegra, considerando sua relevância para a Antropologia.

Biografia do Autor

Cristiana Bastos, Universidade de Lisboa

Cristiana Bastos é antropóloga e integra o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa desde 1990. Seus interesses situam na antropologia, história e estudos sociais da ciência, tendo realizado pesquisas sobre dinâmicas da população, mobilidade transnacional, biopolítica colonial, medicina e império, história social da saúde e do bem-estar nos contextos do Algarve Interior, Brasil Urbano, Estados Unidos, Lisboa Contemporânea, Goa Colonial e África lusófona.

Francisca de Souza Miller, UFRN

Professora Associada IV do Departamento de Antropologia e da Pós-Graduação em Antropologia Social – PPGAS/UFRN. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal-ETAPA, UFRN. Pós-doutora em Antropologia pela Universidade de Lisboa-Portugal.

Downloads

Publicado

12-12-2022