Outro humanitarismo do Abraço Cultural

curso de línguas com abordagem antirracista

Autores

  • Mirian Alves de Souza UFF
  • Mohammed El Jazouli Mestrando do Programa de Pós-graduação em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminens
  • Sylivia Koberwa Mestranda do Programa de Pós-graduação em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

humanitarismo, antirracismo, refúgio, Abraço Cultural

Resumo

Este artigo apresenta a abordagem antirracista de professores e professoras refugiadas no Brasil, a partir da experiência de um outro humanitarismo do Abraço Cultural, curso de idiomas no Rio de Janeiro e São Paulo. A metodologia utilizada foi a etnografia, baseada em observação participante. O texto realça a contribuição de Barracoon de Zora Hurston para a antropologia da migração forçada e mostra o papel da literatura contemporânea do Sul Global para uma abordagem antirracista. Os resultados da pesquisa sugerem que a etnografia deve ater-se ao cotidiano para reconhecer a agência no ordinário. As narrativas apresentadas mostram uma enorme capacidade de agência de professores do Abraço ao refazerem suas vidas no exílio.

Biografia do Autor

Mirian Alves de Souza, UFF

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós Graduação em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Núcleo de Estudos do Oriente Médio, do Refugee Outreach & Research Network e do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos.

Mohammed El Jazouli, Mestrando do Programa de Pós-graduação em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminens

Graduado em Marketing pelo Institut Marocain de Management. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense. Professor do curso de idiomas Abraço Cultural.

Sylivia Koberwa, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense

Graduada em Administração e Serviço Social na Kampala International University. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense. Professora do curso de idiomas Abraço Cultural.

Downloads

Publicado

12-12-2022