Lésbicas Negras: A invisibilidade na política contemporânea da Bahia

Autores

  • Daiane de Jesus Oliveira Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil

Palavras-chave:

Lésbica Negra; Política; Poder

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central abordar a discussão acerca da invisibilidade da mulher negra na política brasileira, especificamente no estado da Bahia, situado na região do País com o maior número de pessoas que se declaram negras, 81,4%, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no ano de 2017. Ainda assim as mulheres negras, sobretudo quando lésbicas, possuem pouca expressão política em âmbito estadual. Os cargos de poder e expressão não ocupados por esses corpos, que são marginalizados, violentados, atacados, subjugados para se tornarem invisibilizados. Assim, a invisibilidade não é a inexistência ou a dificuldade de ver, mas a falta de visibilidade e expressão política.

Até o presente momento, ano de 2020, nenhuma mulher autodeclarada lésbicas e negra foi eleita para cargos como de prefeita da capital baiana, Salvador, ou deputada estadual. Por isso, essa análise terá como foco a relação de gênero, raça e sexualidade nas mulheres eleitas em 2018 para cargo de deputada estadual na Bahia, última eleição para deputados e deputadas no Brasil, cujo os eleitos ainda ocupam os cargos. As mulheres negras e lésbicas são colocadas em uma posição de maior opressão, pois a não heterossexualidade ainda é adicionada como fator de exclusão social.

Esse artigo tem como propósito trazer à tona o que é negligenciado pela sociedade, suscitando o debate para que mulheres lésbicas negras tenham mais espaço e destaque na esfera política, ampliando assim a possibilidade de acesso a um poder que lhes é negado de forma sistêmica, com ações explícitas e/ou veladas.

Biografia do Autor

Daiane de Jesus Oliveira, Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Jorge Amado. Bacharelanda do Interdisciplinar de Artes do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos (IHAC) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Cursista de extensão do Pensamento Lésbico Contemporâneo. Poeta do Sarau da Onça com publicações de contos no livro O Diferencial da Favela: Dos Contos às Poesias de Quebrada, publicado em 2019.  

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Presença das mulheres no poder. Disponível em: < http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-03/brasil-ocupa-161deg-lugar-em-ranking-da-presenca-das-mulheres-no-poder>. Acessado em 21 out 2018.

BEAUVOIR, S. O segundo Sexo: Fatos e Mitos. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1980.

CAMÂRA. Vereadores de Salvador. Disponível em: < http://www.cms.ba.gov.br/vereadores_site.aspx?id=23>. Acessado em 17 de nov. 2018.

CARNEIRO, Sueli. Mulheres em Movimento. Estudos Avançados 17 (49), 2003.

CARONE, I. & BENTO, M. A. S. (Orgs.). Psicologia social do racismo. Petrópolis: Vozes, 2002.

CLARKE, Cheryl. Lesbianism: An Act of Resistance. The Columbia Reader on Lesbians and Gay Men in Media, Society, and Politics. Columbia University Press, 1990.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Rio de Janeiro: Fator, 1980.

G1 – BAHIA. De servente a pedagoga, professora se torna 1ª mulher declarada negra a se eleger para Assembleia Legislativa da BA. Disponível em: < https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2018/10/09/de-servente-a-pedagoga-professora-se-torna-1a-mulher-declarada-negra-a-se-eleger-para-a-assembleia-legislativa-da-ba.ghtml>. Acessado em 02 de dez. 2018.

GONZALEZ, Lélia. “Racismo e sexismo na cultura brasileira”. In: SILVA, L. A. et al. Movimentos sociais urbanos, minorias e outros estudos. Ciências Sociais Hoje, Brasília, ANPOCS n. 2, p. 223-244, 1983.

GROSSI, Miriam Pillar. Identidade de Gênero e sexualidade.

IBGE. Panorama. 2018. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/panorama>. Acessado em 17 de nov. 2018.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: Episódios do Racismo Cotidiano. Munster: Unrast Verlag,2. Edição, 2010.

LORDE, Audre. “Irmã Extranjeira" (Sister Outsider), Ensaios e Conferências. 1984.

Peres, Milena; SOARES, Suane; DIAS, Maria. Dossiê sobre lesbocídio no Brasil: de 2014 até 2017. Rio de Janeiro: Livros Ilimitados, 2018.

PINTO, Celi Jardim. Participação (representação?) política da mulher no Brasil: limites e perspectivas. In: SAFFIOTI, Heleieth; MUÑOZ-VARGAS, Monica (Org.). Mulher brasileira é assim. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos; Brasília: UNICEF, 1994.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Rio de Janeiro: Letramento, 2017.

RUBIM, Linda & ARGOLO, Fernanda. (Orgs.). O Golpe na Perspectiva de Gênero. Salvador: Edufba, 2018.

SAFFIOTI, Heleieth. Rearticulando gênero e classe social. In. COSTA. Albertina de Oliveira. BRUSCHINI. Cristina. Uma questão de gênero. São Paulo: Rosa dos Tempos, 1992.

TEIXEIRA, Analba; SILVA, Ariana; FIGUEIREDO, Ângela. Um diálogo decolonial na colonial cidade de Cachoeira/BA. Entrevista com Ochy Curiel. Cadernos de Gênero e Diversidade. Vol 03, N. 04 - Out. - Dez., 2017

THRUTH, Soujourne. E eu não sou uma mulher. Geledes. Disponível em: https://www.geledes.org.br/e-nao-sou-uma-mulher-sojourner-truth. Acessado em 04 Dez. 2019.

TIBURI, Marcia. Ridículo Político. Uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto. Rio de Janeiro: Record, 2017.

Downloads

Publicado

06-04-2020

Edição

Seção

Dossiês Temáticos