De que maneira elas jogam futebol: passos metodológicos para pesquisas tematizado gênero e esporte
Resumo
Este texto tem como objetivo descrever um contexto de ensino-aprendizagem-treinamento do futebol para meninas, buscando compreender a produção de sentido e os fatores que contribuem para a mobilização para o jogo. Para tanto, refletimos sobre ferramentas utilizadas para a observação deste um campo, tendo o marcador de gênero como um de seus objetos principais. A partir de um olhar para o campo revestido pelas lentes da etnografia e pautado por uma análise baseada em Bernard Charlot apontamos para maneiras singulares de se vivenciar o esporte e propomos uma leitura que supere a descrição dos sujeitos, e que seja capaz de promover espaços mais acolhedores para o acesso de meninas na modalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.