Gênero e Sexualidade: Perspectivas para a história do esporte

Autores

  • Viviane Teixeira Silveira Universidad de la República
  • Evelise Amgarten Quitzau Universidad de la República

Resumo

As questões de gênero vêm sendo incorporadas às pesquisas em história do esporte desde os anos 1970 no cenário internacional e desde a década de 1980 no Brasil. Neste percurso de cerca de 40 anos, desde que estas temáticas começaram a ser introduzidas no âmbito da história do esporte, é possível perceber, tanto nas pesquisas brasileiras como de outros países, um caminho comum: inicialmente, estes estudos se concentraram majoritariamente em uma “história das mulheres” para, posteriormente, com a compreensão de gênero como categoria relacional, começar a apontar para a necessidade de pensar outros aspectos, tais como as interrelações existentes entre os processos de construção de feminilidades e masculinidades e aspectos como classes sociais, identidades nacionais, religião e questões étnico-raciais. Apesar de terem contribuído para a desnaturalização de certos aspectos do esporte, percebe-se que estes estudos seguem bastante vinculados a uma história das mulheres, sendo necessário ampliar o olhar sobre as relações entre gênero e esporte de maneira a incorporar outras problemáticas. Neste ensaio, buscamos, a partir de balanços já existentes sobre a área, repensar a operacionalidade de gênero e sexualidade no âmbito da pesquisa historiográfica sobre esporte, assim como a incorporação de possíveis novos temas e perspectivas teóricas, como as masculinidades, a homofobia e as contribuições da teoria queer. Por fim, apontamos para como os aportes teórico-metodológicos da história oral podem ser uma importante ferramenta para dar voz a personagens tradicionalmente invisibilizados na história do esporte.

Biografia do Autor

Viviane Teixeira Silveira, Universidad de la República

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2004), mestre em Educação - área de concentração Educação, Cultura e Tecnologia pela Universidade Federal do Paraná (2008). Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas - área de concentração Condição Humana na Modernidade (2013) pela Universidade Federal de Santa Catarina/Bolsista CNPq. Doutorado sanduíche na Université de Strasbourg, sob supervisão do prof. David Le Breton/Bolsista CAPES. Atualmente é docente do curso de Licenciatura em Educação Física e do Programa de Mestrado em Educação Física do Instituto Superior de Educación Física da Universidad de la Republica/Uruguai, e é pesquisadora Nivel 1 do Sistema Nacional de Investigadores da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (SNI/ANII). Dedica-se a pesquisas realizadas à área de Educação Física e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas e história das práticas corporais e esportivas.

Evelise Amgarten Quitzau, Universidad de la República

Formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2008), mestre em Educação Física - área de concentração Educação Física e Sociedade, pela mesma instituição (2011) e doutora em Educação pela Unicamp (2016). Docente do curso de Licenciatura em Educação Física e do Programa de Mestrado em Educação Física do Instituto Superior de Educación Física, da Universidad de la República, Uruguai, e é pesquisadora Nivel 1 do Sistema Nacional de Investigadores da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (SNI/ANII). Dedica-se a pesquisas relacionadas à história da educação e da educação física, a partir de perspectivas regionais e à história da ginástica alemã e da imigração nas primeiras décadas do século XX no Brasil. Recebeu bolsa Fapesp no mestrado e no doutorado, tendo sido também contemplada com bolsa BEPE/Fapesp para realização de estágio de pesquisa junto à WestfälischPa e-Wilhelms Universität Münster/Alemanha, no ano de 2013. É associada à International Society for the History of Physical Education and Sport (ISHPES); ao European Committee for Sports History (CESH); à Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

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Publicado

11-01-2020

Edição

Seção

Dossiês Temáticos