COLA SAPATÃO: Estratégias lésbicas de combate e resistência através da Arte
Palavras-chave:
arte da performance, visibilidade lésbica, arte política, artivismo.Resumo
RESUMO
“Sapatão cola velcro!” – uma clássica pejorativa que nos atiram – para matar – entre tantas outras marcantes das histórias de mulheres que se relacionam afetivamente e sexualmente com outras mulheres. “Sapatão!” – gritam com ódio da nossa existência. Pois bem, nos apropriaremos do que é nosso e faremos armas potentes para os combates diários, históricos e sociais que enfrentamos: “COLA SAPATÃO” – revidaremos! E num grude indissolúvel, seremos cada vez mais gigantes em nossa força.
Criado por um casal sapatão que anseia juntar e conectar mulheres lésbicas para fortalecimento individual e coletivo, a partir de desejos, trocas e ações artísticas, “COLA SAPATÃO” teve sua primeira edição[1] em Palmas/TO, em março de 2018. Com visibilidade, encontros e fortalecimento junto à mulheres lésbicas e Bi da capital do Tocantins, o resultado foi um super “arraso-sapatão!”.
[1] A primeira edição do projeto foi à convite do Festival ESCALA 1:1 – Ações humanas para espaços monumentais - Página do Festival: https://www.facebook.com/escala1para1/ (acessado em 30/07/2018)
Referências
Dossiê sobre lesbocídio no Brasil : de 2014 até 2017 / Milena Cristina Carneiro Peres, Suane Felippe Soares, Maria Clara Dias. – Rio de Janeiro: Livros Ilimitados, 2018.
CAMPOLINA, Thaís. Por que é importante falar de visibilidade lésbica?. Revista Forum, Publisher Brasil, digital, 29/08/2017. acessado em 20/7/2018 https://www.revistaforum.com.br/por-que-e-importante-falar-em-invisibilidade-lesbica/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
