Insucesso escolar no Ensino Superior: Reflexões em torno dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação
School failure in Higher Education: Reflections on teaching, learning and assessment processes
Mots-clés :
Insucesso escolar, Ensino Superior, Processo de ensino, Aprendizagem, AvaliaçãoRésumé
O artigo pretende fazer uma reflexão sobre o Insucesso Escolar dos alunos no Ensino Superior, nomeadamente na Escola Pedagógica da Lunda-Norte da Universidade Lueji A’Nkonde, em Angola, em torno do processo de ensino-aprendizagem e avaliação. Abordam-se os conceitos relevantes, assim como as características de insucesso escolar dos alunos no ensino superior em termos de fatores escolares, extraescolares, ambiente do aluno, problematização do socioinstitucional e a política educacional de avaliação. Até que ponto o processo de ensino e aprendizagem e política de avaliação das aprendizagens influenciam o insucesso escolar dos alunos é a questão que se levanta nesta pesquisa. Com base na observação participativa e revisão bibliográfica, os resultados apontam para a extensão do Plano Curricular; deficiência organizacional dos conteúdos em determinadas disciplinas, superlotação de turmas; desinteresse e falta de estudo por parte dos estudantes.
****
The article intends to reflect on the School Failure of students in Higher Education, namely in the Pedagogical School of Lunda Norte of the Lueji A'Nkonde University, in Angola, around the teaching-learning and evaluation process. Relevant concepts are addressed, as well as the characteristics of students' academic failure in higher education in terms of school and extracurricular factors, student environment, socio-institutional problematization and educational evaluation policy. To what extent the teaching and learning process and learning assessment policy influence students' school failure is the question that arises in this research. Based on participatory observation and literature review, the results point to the extension of the Curricular Plan; organizational deficiency of content in certain subjects, overcrowding of classes; disinterest and lack of study on the part of students.
Téléchargements
Références
Almeida, L. S. (2012). Inteligência. Definição e medida. Aveiro: Centro de Investigação Difusão e Intervenção Educacional.
Almeida, L. S.; Soares, A. P., Vasconcelos, R. M., Capela, J. V., & Fernandes, A. (2007). Envolvimento extra-curricular e ajustamento académico: Um estudo sobre as vivências dos estudantes universitários com e sem funções associativas. In A. P. Soares, A. Osório, J. V. capela; L. S. Almeida, R. M.; Vasconcelos & S. M. Caires (Org.), Transição para o ensino superior. Braga: Universidade do Minho, Conselho Académico.
Benavente, A. (1990). Insucesso Escolar no contexto Português-abordagem, concepções políticas. Análise Social, Volume XXV, 108-109.
Azevedo, J. (2002). O fim de um ciclo? A Educação em Portugal no Início do Século XIX. Porto: Edições Asa.
Dicionário Universal da Língua Portuguesa (1997). Lisboa. Portugal
Freire, M. F. (2006). Insucesso Escolar no Liceu Amílcar Cabral: estudo de caso. Dissertação apresentada para obtenção de grau de Licenciado em Planeamento da Educação no Instituto Superior de Educação.
Nauege, M. (2019). Transição, adaptação e Sucesso acadêmico: estudo com alunos do 1.º ano do ensino superior em Angola. Editorial Acadêmica Universitaria (Edacun). Universidad de Las Tunas:
Nauege, M. (2024). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e de Aprendizagem. Editora Kusoneka. Saurimo, Lunda-sul.
Pocinho, M. (2009). Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar. ETD Educação Temática Digital, 10 (nº Especial), p.168-186.
Robinson, W. P.; Tayler, C. A. (1986). Auto-estima, desinteresse e insucesso escolar em alunos da escola secundária. Análise Psicológica, 5, 105-113.
Rosário, P.; Almeida, L. S.; Guimarães, C.; Faria, A.; Prata, L. Dias, M.; Núñez, C. (2000). As abordagens dos alunos à aprendizagem em função da área académica: Uma investigação na Universidade do Minho. In A. P. Soares, A. Osório, J. V. Capela, L. S. Almeida, R. M. Vasconcelos & S. M. Caires (Org.), Transição para o ensino superior. Braga: Universidade do Minho, Conselho Académico.
Santos, A. S. C. D. S. (2010). Insucesso escolar de crianças e jovens institucionalizadas (Doctoral dissertation, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas).
Santos, L.; Almeida, L. S. (2001). Vivências académicas e rendimento escolar: Estudo com alunos universitários do 1.º ano. Análise Psicológica, 2 (XIX), 205-217.
Tavares, M. V. (1998). O Insucesso Escolar e as Minorias em Portugal: Uma abordagem antropológica da Educação. Lisboa: Portugal.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés NJINGA&SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes:
Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, l'œuvre étant simultanément concédée sous licence Creative Commons Attribution License, qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité de l'œuvre et publication initiale dans ce magazine.
Les auteurs sont autorisés à assumer séparément des contrats supplémentaires, pour la distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publié dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et publication initiale dans cette revue.
Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leurs travaux en ligne (par exemple dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs, ainsi que citation des travaux publiés (voir l'effet du libre accès).