Insucesso escolar no Ensino Superior: Reflexões em torno dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação

School failure in Higher Education: Reflections on teaching, learning and assessment processes

Auteurs

Mots-clés :

Insucesso escolar, Ensino Superior, Processo de ensino, Aprendizagem, Avaliação

Résumé

O artigo pretende fazer uma reflexão sobre o Insucesso Escolar dos alunos no Ensino Superior, nomeadamente na Escola Pedagógica da Lunda-Norte da Universidade Lueji A’Nkonde, em Angola, em torno do processo de ensino-aprendizagem e avaliação. Abordam-se os conceitos relevantes, assim como as características de insucesso escolar dos alunos no ensino superior em termos de fatores escolares, extraescolares, ambiente do aluno, problematização do socioinstitucional e a política educacional de avaliação. Até que ponto o processo de ensino e aprendizagem e política de avaliação das aprendizagens influenciam o insucesso escolar dos alunos é a questão que se levanta nesta pesquisa. Com base na observação participativa e revisão bibliográfica, os resultados apontam para a extensão do Plano Curricular; deficiência organizacional dos conteúdos em determinadas disciplinas, superlotação de turmas; desinteresse e falta de estudo por parte dos estudantes.

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The article intends to reflect on the School Failure of students in Higher Education, namely in the Pedagogical School of Lunda Norte of the Lueji A'Nkonde University, in Angola, around the teaching-learning and evaluation process. Relevant concepts are addressed, as well as the characteristics of students' academic failure in higher education in terms of school and extracurricular factors, student environment, socio-institutional problematization and educational evaluation policy. To what extent the teaching and learning process and learning assessment policy influence students' school failure is the question that arises in this research. Based on participatory observation and literature review, the results point to the extension of the Curricular Plan; organizational deficiency of content in certain subjects, overcrowding of classes; disinterest and lack of study on the part of students.

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Biographie de l'auteur

Mbaz Nauege, Universidade Lueji A´Nkonde/ Escola Pedagogica da Lunda Norte

Doutor em Ciências da Educação, área de especialização de Psicologia da Educação na Universidade do Minho/ Instituto de Educação (Uminho/ IE, Braga / Portugal). Mestre em Ciências de Educação na especialidade de Análise e Intervenção em Educação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em Portugal (FCSH/ UNL). Licenciado em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação/Universidade de Lubumbashi «UNILU». Pesquisador em Psicologia de Educação, Estudos em Cognição, Aprendizagem e Desempenho Acadêmica, professor de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Sociologia de Educação, Metodologia de ensino de Educação de Infância, Metodologia de ensino de Língua Francesa, Administração e Gestão Escolar e Intervenção na Comunidade. Professor Associado pela Universidade Lueji A´Nkonde/ Escola Superior Pedagógica da Lunda-Norte.

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Publiée

08-09-2024

Comment citer

Nauege, M. (2024). Insucesso escolar no Ensino Superior: Reflexões em torno dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação: School failure in Higher Education: Reflections on teaching, learning and assessment processes. NJINGA&SEPÉ: evista nternacional e ulturas, Línguas fricanas rasileiras, 4(2), 126–137. onsulté à l’adresse https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1637

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Seção I - Artigos inéditos e traduções/interpretações