Mandinga - Revista de Estudos Linguísticos (ISSN: 2526-3455) https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga <p>Com periodicidade semestral, a <strong>Mandinga – Revista de Estudos Linguísticos</strong> recebe, em regime de fluxo contínuo, contribuições inéditas de graduandos, graduados e pós-graduados na área da linguística, assim como trabalhos que abordem questões relacionadas a políticas linguísticas para internacionalização e promoção da língua portuguesa. São aceitos artigos experimentais, artigos de revisão de literatura, ensaios e resenhas. Ver normas para publicação em "SOBRE A REVISTA" &gt; "SUBMISSÕES".</p> <p>Qualis capes: B2</p> pt-BR <span>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</span><br /><br /><ol type="a"><ol type="a"><li>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Licença Creative Commons Attribution</a> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</li><li>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</li><li>Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja <a href="http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html" target="_new">O Efeito do Acesso Livre</a>).</li></ol></ol> mandinga@unilab.edu.br (Kennedy Cabral Nobre) mandinga@unilab.edu.br (Kennedy Cabral Nobre) Mon, 30 Dec 2024 18:37:21 -0300 OJS 3.3.0.9 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/2048 Copyright (c) 2024 http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/2048 Mon, 30 Dec 2024 00:00:00 -0300 Apresentação https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/2049 Otávia Marques de Farias Copyright (c) 2024 Otávia Marques de Farias http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/2049 Mon, 30 Dec 2024 00:00:00 -0300 Uso do podcast como recurso didático no ensino de Língua Portuguesa: desafios e possibilidades https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/1666 <p><span style="font-weight: 400;">Esta pesquisa aborda a integração do </span><em><span style="font-weight: 400;">podcas</span></em><span style="font-weight: 400;">t como recurso pedagógico no ensino da língua portuguesa. O objetivo do estudo é investigar o impacto e a percepção dos professores sobre o uso de podcasts nas aulas de Língua Portuguesa, visando enriquecer o processo da prática educativa. Os principais métodos utilizados incluem pesquisa de campo e análise de dados qualitativos e quantitativos. Os resultados obtidos demonstram que a maioria dos educadores enfrenta desafios ao implementar podcasts, mas consegue lidar com eles, destacando a eficácia dessa ferramenta para abordar temas contemporâneos. A relevância das conclusões reside na importância de reconhecer e superar os desafios, além de explorar maneiras criativas de integrar os podcasts ao currículo de língua portuguesa, proporcionando uma experiência de aprendizado mais enriquecedora e engajadora para os alunos. Em suma, o estudo destaca a importância da inovação tecnológica no ambiente educacional e ressalta o potencial dos podcasts como uma ferramenta valiosa para promover a aprendizagem significativa e estimular o interesse dos estudantes pela língua portuguesa.</span></p> Amauri Soares da Silva Júnior, Wesley Henrique Silva Pereira, Marcus Garcia de Sene Copyright (c) 2024 Amauri Soares da Silva Júnior, Wesley Henrique Silva Pereira, Marcus Garcia de Sene http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/1666 Mon, 30 Dec 2024 00:00:00 -0300 O debate político em sala de aula: a construção discursivo-midiática do caso Euclides de Agrela à luz da Análise do Discurso Crítica https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/1884 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo objetiva descrever e discutir o processo discursivo pelo qual o evento Euclides de Agrela é construído, por meio de instâncias enunciativas hegemônica religiosa e corporativa de mídia, e suas implicações ideológicas no contexto mais imediato de sala de aula. Mais especificamente, busca-se compreender como o emprego de algumas formas linguísticas particulares contribui para o estabelecimento e a sustentação de relações de dominação no interior do discurso e fora dele. Para essa análise, foram selecionadas duas notícias sobre o caso: uma veiculada pelo UOL, associado ao grupo Folha de São Paulo e representando a mídia corporativa, e outra pelo Gospel Prime, que é considerada uma mídia hegemônica por pertencer à esfera religiosa de maior adesão no Brasil. A pesquisa toma como</span> <span style="font-weight: 400;">referencial teórico a Análise de Discurso Crítica em sua discussão sobre o elemento discursivo das práticas sociais, no caso, a prática social midiática, a partir de um tipo de significado proposto por Fairclough (2003), o representacional, aqui analisado em função da categoria da transitividade. Para pensar o problema em questão, simultaneamente, linguístico, educacional e sociológico, dialogamos com teóricos sociais como Laclau e Mouffe (2001) e Thompson (2011). Mostramos, ao final, como as significações do evento operam tanto para articular quanto para desarticular relações no sistema discursivo de diferenças da realidade. Assim, o debate político em sala de aula constitui-se discursivamente como luta pela hegemonia da vida sociopolítica.</span></p> Francisco Djefrey Simplicio Pereira, Raimundo Ruberval Ferreira Copyright (c) 2024 Francisco Djefrey Simplicio Pereira, Raimundo Ruberval Ferreira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/1884 Mon, 30 Dec 2024 00:00:00 -0300 Quadrinhos institucionais: uma análise comparativa dos gêneros da Turma da Mônica https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/1811 <p>As revistas em quadrinhos são utilizadas tanto como um meio para entreter os jovens e as crianças como também para transmitir informações educacionais. Elas, segundo Ramos (2009), são como um enorme rótulo, um hipergênero, que abarca vários gêneros diferentes. Mas histórias com os mesmos personagens podem gerar gêneros distintos? Nesta pesquisa, comprovaremos que sim. Para chegar a essa afirmação, utilizamos duas histórias da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. A primeira é denominada “Uso racional da água e saneamento básico”, voltada para o gênero institucional. Já a outra tem como título “Cebolinha em: a vida é dura, que tal amaciar?”, direcionada para o gênero humorístico. Ademais, para fundamentar esta pesquisa, baseamo-nos nos estudos de Maingueneau (2013; 2015; 2018), o qual aborda que, para reconhecer um gênero, é preciso verificar os critérios situacionais que cada um abrange. Além disso, com a intenção de contextualizarmos a trajetória de Mauricio de Sousa e o processo de criação de seus personagens, utilizamos sua autobiografia, intitulada “A história que não está no gibi”. Igualmente, analisamos os trabalhos de Bortoluzzi (2019), Mendonça (2008), Monteiro e Scholtz (2017), Queiroz (2012), Ramos (2014), Sarro (2017), Santos (2013) e Takahashi (2015), a fim de definirmos as características que os dois gêneros mencionados detêm. Para concluir, observamos, através deste estudo, que os critérios situacionais dos gêneros afetam sua composição, ainda que os conteúdos detenham os mesmos personagens, assim como as histórias em quadrinhos utilizadas para esta análise.</p> Lorrane Santos Aragão Martins Copyright (c) 2024 Lorrane Santos Aragão Martins http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/1811 Mon, 30 Dec 2024 00:00:00 -0300 Entre esquemas tensivos e narrativos: uma análise dos valores propostos na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/1923 <p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho aprofunda a análise do conceito de "ser-mais" em Paulo Freire na obra “Pedagogia do Oprimido”. Nesse sentido, objetiva-se descrever semioticamente o "ser-mais" como um valor construído a partir de um esquema tensivo que relaciona as valências de extensidade e intensidade, utilizando do ferramental analítico da semiótica tensiva (Zilberberg, 2011, 2016; Fontanille; Zilberberg, 2001) e da semiótica discursiva (Greimas, 2014; Greimas; Courtés, 2016). A análise revelou que um mesmo gráfico tensivo pode dar conta das diferentes relações propostas por Freire. Enquanto a lógica opressora valoriza os valores de absoluto, a proposta freiriana direciona-se para valores de apogeu, que se manifestam através de projetos de vida que buscam valores subjetivos. Narrativamente, essa oposição se expressa em uma estrutura actancial objetivada (relações opressivas) versus uma estrutura actancial subjetivada (relações libertárias). Nos projetos de libertação, os sujeitos sincretizam os papéis de destinador e destinatário, tornando-se autores de suas próprias vidas e finalidades.</span></p> Paulo Ricardo Sousa de Oliveira Copyright (c) 2024 Paulo Ricardo Sousa de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/1923 Mon, 30 Dec 2024 00:00:00 -0300 Alternância pronominal na língua bissau-guineense https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/1706 <p><span style="font-weight: 400;">A Guiné-Bissau é um país multilíngue e multicultural, situado na costa ocidental da África, entre dois países francófonos. A língua bissau-guineense é a língua franca, da união, de conforto e também mais falada do país, mas, apesar disso, ainda não está completamente descrita e não conta com uma norma-padrão. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo descrever os processos variáveis de alternância pronominal na língua bissau-guineense (também chamada de kriol, guineense ou crioulo guineense). Como base teórica, do ponto de vista descritivo, temos Couto e Embaló (2010); Intumbo (2007); Scantamburlo (1999, 2021), Danfá (2022), dentre outros. A abordagem é qualitativa/quantitativa, com a aplicação de formulários com ocorrências de emprego de formas pronominais, as quais foram submetidas a estudantes guineenses residentes no Brasil e na Guiné-Bissau. Os resultados apontam que: i) há processos de variação em todas as pessoas do discurso na língua bissau-guineense, no que se refere ao emprego dos pronomes; ii) As alternâncias pronominais ocorrem entre o emprego das formas clíticas e não-clíticas; iii) a não possibilidade de apagamento das duas formas pronominais está relacionada ao fato de a língua bissau-guineense não aceitar o sujeito nulo.</span></p> Cássio Florêncio Rubio, Janifer Nunes da Fonseca Copyright (c) 2024 Cássio Florêncio Rubio, Janifer http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/1706 Mon, 30 Dec 2024 00:00:00 -0300 Relato de experiência na EEMTI Júlia de Melo em Cascavel/CE: uma abordagem da função social dos gêneros discursivos no ensino da cultura afro https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/1919 <p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho tem como finalidade apresentar um relato de experiência acerca de uma proposta pedagógica de fomento à leitura de diversos gêneros discursivos de temática afro. Apresenta como objetivos específicos: potencializar o ambiente de multimeios como espaço privilegiado para a mediação da leitura, despertar o desejo pela leitura através de vários gêneros literários, contribuir para uma prática reflexiva e crítica a partir do que se leu. A atividade foi desenvolvida pelo Centro de Multimeios da EEMTI de Júlia de Melo, localizada no município de Cascavel/Ce, no período de fevereiro a abril de 2024. Para este propósito, foram utilizados como material de análise contos, ensaio, romance e relato autobiográfico de autoras afro-brasileiras. Este trabalho apresentou uma abordagem do tipo qualitativa, empreendendo uma pesquisa aplicada, com uma abordagem exploratória, descritiva e explicativa. As teorias abordadas neste estudo correspondem às ideias propostas por Bakhtin (2000) sobre gêneros discursivos, bem como os PCNs quando se refere ao ensino desses gêneros, Kleiman (1989) e Freire (2003) para as definições de leitura, bem como as autoras das obras lidas: a professora Conceição Evaristo, a filósofa, escritora e professora Djamila Taís Ribeiro dos Santos e a escritora Carolina Maria de Jesus. A partir das atividades desenvolvidas, percebemos que as estratégias utilizadas para o estímulo à participação dos alunos foram essenciais e garantiram a concretização dos objetivos traçados no início do projeto. Na etapa de conclusão, foi possível observar que os alunos conseguiram progredir quanto às competências de leitura, de compreensão e de escrita. Além disso, demonstraram mais desejo em participar de futuros projetos de leitura desenvolvidos pelo Centro de Multimeios.</span></p> Larisse Ferreira de Alcântara Lima, Rosimeire Oliveira Azevedo Ramos, Nukácia Meyre Silva Araújo Copyright (c) 2024 Larisse Ferreira, Rosimeire Oliveira, Nukácia Meyre http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistas.unilab.edu.br/index.php/mandinga/article/view/1919 Mon, 30 Dec 2024 00:00:00 -0300