Cê tá letrad@! Histórias e andanças em contexto remoto a partir do Programa Residência Pedagógica

Autores

  • Camila
  • Ana Rita

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre as aulas desenvolvidas através de regências remotas, no contexto da pandemia, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Partindo da reflexão de que a contação de histórias e a valorização dos letramentos sociais podem contribuir com os processos de alfabetização em contextos de letramento e afroletramento, pretendeu-se identificar tais questões. Este trabalho é de cunho qualitativo, e o caminho metodológico utilizado se deu através de pesquisa-ação, com atividade de observação, coparticipação e regências síncronas com as turmas do 1º e 2º ano dos Anos Iniciais da escola campo Frei Eliseu Eismann. Observou-se que as ações desenvolvidas ao longo das atividades contribuíram com o processo educativo dos estudantes, uma vez que os resultados obtidos demonstraram que a alfabetização, em contextos de letramento, pode proporcionar aos estudantes um desenvolvimento socioeducativo. Os resultados demonstraram também caminhos, possibilidades e desafios para a realização desse objetivo na modalidade de ensino remoto.

Biografia do Autor

Camila

Licenciada em Pedagogia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, campus dos Malês/BA. Estudante residente do Programa Residência Pedagógica entre os anos de 2020 e 2022.

Ana Rita

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus dos Malês/BA. Coordenadora de área do Subprojeto Pedagogia do Programa Residência Pedagógica, Unilab, Campus dos Malês, entre os anos de 2020 e 2022.

Referências

BARBOSA, Ana Rita de Cássia Santos. Alfabetizando e desenvolvendo competências linguísticas a partir do conto de estórias. R. Faced, Salvador, n.14, p.27-37, jul./dez. 2008.

CISOTTO, Lerida; BARBOSA, Ana Rita de Cássia Santos. Alfabetização emergente e desenvolvimento de competências na educação infantil. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 18, n. 31, p. 245-255, jan./jun. 2009.

CORREIA, Mônica F. B. A constituição social da mente: (re)descobrindo Jerome Bruner e construção de significados. Estudos de Psicologia 2003, 8(3), 505-513.

FELIPE, Luiz Carlos; ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Afroletrar o letramento para enegrecer o currículo. Terra roxa e outras terras – Revista de Estudos Literários, volume 37 (jun. 2019).

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.

MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012. 192p.

NASCIMENTO, Elisabete. Afroletramento docente. Universidade Candido Mendes.

REZENDE, Mariana Vidotti de. O conceito de letramento digital e suas implicações pedagógicas. Texto livre: Linguagem e Tecnologia, vol. 9, núm. 1, pp. 94-107, 2016.

SIQUEIRA, Idméa Semeghini. Desafios e soluções em ambientes de ensino e aprendizagem de língua materna para crianças de 6 anos. Educação, vol. 34, núm. 3, septiembre-diciembre, 2011, pp. 330-340 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil.

SIQUEIRA, Idméa Semeghini. Recursos educacionais apropriados para a recuperação lúdica do processo de letramento emergente. Revista brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, n. 230, p. 148-165. jan./abr. 2011.

SOARES, Magda. Alfaletrar. Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2021.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25 jan./abr. 2003.

SOARES, Magda. Letramento em verbete: o que é letramento?. In: Letramento: um tema em três gêneros. 3ª ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

STREET, B. V. Trazer os letramentos para a agenda política. In: Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. p. 33-41.

STREET, B. V. Implicações dos novos estudos de letramento para a pedagogia. In: Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. p. 145-155.

VIEIRA, André Guirland; HENRIQUES, Margarida Rangel. A Construção Narrativa da Identidade. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(1), 163-170.

Downloads

Publicado

18-08-2022

Edição

Seção

Artigos