Cê tá letrad@! Histórias e andanças em contexto remoto a partir do Programa Residência Pedagógica
Resumo
O presente artigo apresenta reflexões sobre as aulas desenvolvidas através de regências remotas, no contexto da pandemia, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Partindo da reflexão de que a contação de histórias e a valorização dos letramentos sociais podem contribuir com os processos de alfabetização em contextos de letramento e afroletramento, pretendeu-se identificar tais questões. Este trabalho é de cunho qualitativo, e o caminho metodológico utilizado se deu através de pesquisa-ação, com atividade de observação, coparticipação e regências síncronas com as turmas do 1º e 2º ano dos Anos Iniciais da escola campo Frei Eliseu Eismann. Observou-se que as ações desenvolvidas ao longo das atividades contribuíram com o processo educativo dos estudantes, uma vez que os resultados obtidos demonstraram que a alfabetização, em contextos de letramento, pode proporcionar aos estudantes um desenvolvimento socioeducativo. Os resultados demonstraram também caminhos, possibilidades e desafios para a realização desse objetivo na modalidade de ensino remoto.
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