Variação linguística em questões com conceitos de História no Caderno de Linguagens do ENEM

Autores

  • Caroline Ivanski Langer PUCPR
  • Julia Machado Marangon PUCPR

Resumo

O presente artigo analisa, a partir de questões do Caderno de Linguagens do ENEM, de que forma e por qual motivo conceitos e temas de História são utilizados como fundo para as questões de variação linguística do Caderno, bem como quais os tipos de variação mais explorados nessas questões. Estudos relacionados à variação linguística e suas aplicações na prova do ENEM proporcionaram a base teórica da pesquisa, que se utilizou da metodologia da análise documental. Os resultados apontam que o caráter crítico das questões é bem construído quando combinada História e variação linguística. Ressalta-se, por fim, que as questões requerem ao estudante bom potencial analítico e capacidade de associar múltiplos conteúdos.

Biografia do Autor

Caroline Ivanski Langer, PUCPR

Graduanda em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Referências

ANDRADE, Sammela Rejane de Jesus; FREITAG, Raquel Meister Ko. Competências sociolinguísticas na prova do Enem. Cadernos de Letras da Uff Dossiê: Variação linguística e práticas pedagógicas, Rio de Janeiro, n. 51, p. 159-180, 2015. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43579/24887. Acesso em: 03 jun. 2021.

BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 48 e 49 ed. Edições Loyola, São Paulo: 2007.

BARROS, José D’Assunção. Fontes Históricas: revisitando alguns aspectos primordiais para a Pesquisa Histórica. Mouseion, n.12, p.129-159, 2012. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/332. Acesso em: 02 jun. 2021.

BORIN, Maísa Augusta et al. Sociolinguística. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/16413. Acesso em: 12 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 06 jun. 2021.

COELHO, Paula Maria Cobucci Ribeiro. O tratamento da variação linguística no livro didático de português. 2007. 162 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Brasília, DF.

CORSETTI, Berenice. A análise documental no contexto da metodologia qualitativa: uma abordagem a partir da experiência de pesquisa do programa de pós-graduação em educação da UNISINOS. Unirevista, [s. l], v. 1, n. 1, p. 32-46, jan. 2006. Disponível em: http://gephisnop.weebly.com/uploads/2/3/9/6/23969914/a_anlise_documental_no_contexto_da_pesquis_qualitativa.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.

FARIA, Evangelina Maria Brito de; LUNA, Ewerton Ávila dos Anjos. Um olhar sobre o trato pedagógico da variação linguística no livro didático de Português. Leia Escola, Campina Grande, v. 15, n. 1, p. 10-29, 2015. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/488. Acesso em: 27 maio 2021.

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Ministério da Educação. Enem: Catálogo de questões de Língua Portuguesa separadas por conteúdo/assunto. Cascavel: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://cascavel.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2018/09/Cat%C3%A1logo-de-quest%C3%B5es-de-l%C3%ADngua-portuguesa-do-Enem-entre-2009-e-2017-vers%C3%A3o-final.pdf. Acesso em 20 mai. 2021.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa Documental: considerações sobre conceitos e características na pesquisa qualitativa. Atas do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e do 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação: Investigação Qualitativa na Educação, [s. l], p. 243-247, jul. 2015. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/252/248. Acesso em: 19 jun. 2021.

OLIVEIRA, Lúcia Halline Moraes; SARINHO JÚNIOR, José Maria de Aguiar. As variações linguísticas nas provas de linguagens do ENEM: um estudo diacrônico. Fafire, Recife, v. 12, n. 1, p. 47-61, 2019. Disponível em: https://publicacoes.fafire.br/diretorio/revistaFafire/revistaFafire_v12n01_a04.pdf. Acesso em: 25 maio 2021.

SOUZA, Francisca Ferreira de. O estudo da variação linguística e suas contribuições para o ensino. 2016. 38 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigo experimental (acadêmico)