Ortografia no livro didático: objeto de conhecimento e ensino

Autores

  • Denize Terezinha Teis UTFPR
  • Lourdes Terezinha Graebin Parise

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo verificar se a coleção didática Português: Linguagens para as séries finais de Ensino Fundamental aborda os conteúdos ortográficos que problematizam as relações regulares e irregulares estabelecidas entre letras e sons e sob qual viés metodológico o fazem. A análise dos dados foi orientada pelos pressupostos teóricos relativos à classificação dos aspectos regulares e irregulares decorrentes da relação letra e som proposta por Morais (2006) e os relativos às orientações metodológicas de ensino de Língua Portuguesa definidos pelo PNLD/2017 de Língua Portuguesa. Em relação aos conteúdos que sistematizam a relação fonema e grafema abordados na seção De olho na escrita constatou-se o destaque à grafia de palavras caracterizadas pelas fricativas /s/, /z/, /ӡ/ e /ò/, seleção que pode ser justificada por ser o não isomorfismo entre letra/som/fonema relacionados à grafia das fricativas a maior incidência de erros ortográficos realizados pelos alunos. Em relação à metodologia de ensino adotada verificou-se que a coleção orienta-se, predominantemente, pelo viés metodológico reflexivo que requer procedimentos de análise para a realização das atividades. Avaliamos positivamente as atividades ortográficas produzidas pelos autores da coleção Português: Linguagens, porém não as consideramos suficientes não apenas em razão do pouco espaço dedicado a esse estudo, mas porque concebemos que nenhum livro didático é suficiente ou adequado sem o protagonismo do professor.

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Publicado

07-04-2018

Edição

Seção

Artigo experimental (acadêmico)