O Novo normal: disputas de significação na mídia de entretenimento brasileira
Resumo
Este artigo discute a coconstrução referencial de objetos de discurso, cujo principal é o Novo Normal, na mídia televisiva de entretenimento a partir dos fenômenos referenciais amparados pela Sociocognição. Para tanto, recupera a conjuntura do início da pandemia do novo coronavírus comentando suas instâncias referenciais a partir dos fenômenos referenciais das introduções referenciais, anáforas e dêixis, tendo em vista as estratégias lançadas pela mídia para manter um contexto conceitual comum entre interactantes. O corpus analisado foram instâncias discursivas dos monólogos que iniciam os quatro primeiros episódios do programa Novo Normal da TV TEM, afiliada da TV Globo. O enfoque sociocognitivo implica deslocar a prioridade do objeto de discurso para o percurso referencial, para as negociações de sentido, as relações associativas estabelecidas. A principal conclusão é que o objeto de discurso Novo Normal é largamente relacionado com as mudanças nas diferentes dimensões das práticas sociais e os conteúdos relacionados são condensados no objeto uso de máscaras.
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